Seminário FCM: O ano da Ciência Aberta e o Repositório de Dados da Unicamp
Entrar no espaço do participante/Enter participant space
Esqueceu sua senha?/Forgot your password?

arrow_back Seminário FCM: O ano da Ciência Aberta e o Repositório de Dados da Unicamp

Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas
cpgfcm@unicamp.br

A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas convida a todos para o Seminário: O ano da Ciência Aberta e o Repositório de Dados da Unicamp, ministrado pelos Profs.Claudia Bauzer Medeiros (IC) e Erich Vinicius de Paula (FCM).

 

Quando: 30 de março de 2023, às 14h

Onde: Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas

Como me inscrevo: pela página do evento

 

Palestrantes – Claudia Bauzer Medeiros (IC) e Erich Vinicius de Paula (FCM)
Palestra: O ano da Ciência Aberta e o Repositório de Dados da Unicamp

Resumo
A "Ciência aberta" é um movimento mundial cujo principal objetivo é permitir que pesquisadores em qualquer lugar do mundo possam colaborar por meio do compartilhamento dos seus resultados de pesquisa - como por exemplo dados, software ou publicações. O ano de 2023 foi declarado como “o ano da Ciência Aberta” pelo governo americano. Práticas de Ciência Aberta já fazem parte dos critérios para avaliação de pesquisadores em toda a Europa.


Isso significa que, cada vez mais, projetos em colaboração com outros países vão depender de saber como criar arquivos visando compartilhamento, e como compartilhá-los.  Práticas de Ciência Aberta estão se tornando obrigatórias em um grande número de países e, inclusive, exigidas para submissão de projetos a agências de fomento de todo mundo, incluindo a FAPESP.


A Unicamp é uma das primeiras universidades do Brasil a implantar políticas e infraestrutura computacional para Ciência Aberta. Como podemos aproveitar isso? O que significa abertura e compartilhamento de dados e software no contexto das pesquisas realizadas na FCM? Que cuidados devemos tomar, e quais as novas disposições da CEP a respeito?


O seminário vai buscar responder a algumas dessas perguntas, sendo dividido em duas partes – a primeira, teórica, discutindo alguns dos conceitos necessários para praticar Ciência Aberta e, principalmente, abertura de dados. A segunda vai mostrar como usar o REDU (Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp) a partir de exemplos práticos da própria FCM.