Entrar no espaço do participante/Enter participant space
Esqueceu sua senha?/Forgot your password?

arrow_back Curso "Princípios de eletrofisiologia em tecido excitável", com o prof. Edward Roman

Anfiteatro do Departamento de Farmacologia (FCM-10)
pfarmaco@fcm.unicamp.br

CURSO CONCENTRADO Princípios de eletrofisiologia em tecido excitável

11 a 14 de dezembro (manhã e tarde, 8 períodos)

Este curso tratará dos conceitos básicos de potenciais de membrana e do papel do potássio extracelular em determinar o potencial de membrana. Tratará também das bases iônicas do potencial de ação, com ênfase no papel dos canais de sódio na regulação da excitabilidade de tecido neuronal e não neuronal. Através da simulação computacional de um nervo, investigaremos os efeitos do potássio sobre a excitabilidade e mediremos as alterações no potencial de membrana em relação à concentração de potássio. Além disso, examinaremos o efeito da injeção de corrente sobre o limiar de despolarização e usaremos várias simulações de drogas para avaliar os efeitos sobre a amplitude e duração do potencial de ação. Serão consideradas outras técnicas eletrofisiológicas e suas vantagens e desvantagens. Haverá oportunidade para analisar trabalhos de eletrofisiologia que sejam de interesse dos alunos e também para troca de experiências entre aqueles que já usam técnicas de eletrofisiologia.

-

O curso será ministrado em inglês, portanto o conhecimento nesse idioma é indispensável.

-

PALESTRANTE PhD. Edward Gerard Rowan, da University of Strathclyde (veja mais em https://www.strath.ac.uk/staff/rowanedwarddr/)

-

CRÉDITOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO Esse curso já foi oferecido nas Férias de Inverno de 2015 (Disciplina MF723 - Tópicos de Farmacologia 4) com o tema "Aplicabilidades farmacológicas da eletrofisiologia intracelular e extracelular". Alunos que fizeram o curso naquela ocasião não serão admitidos. Os alunos interessados em obter créditos em disciplinas referentes a esse curso serão instruídos pela secretaria de pós-graduação da FCM.