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arrow_back 12.ª Semana de Pesquisa - Trabalhos de Pesquisa

Aquisição de fonemas líquidos em onset simples e/ou complexo na fala de criança em atendimento fonoaudiológico semanal

Ciências Básicas

Resumo

Introdução: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise da aquisição dos fonemas (/l/, /ʎ/, /ɾ/,/R/) em onset simples e  /l/ e /ɾ/ em onset complexo na fala de 1 criança de 5 a 9 anos que apresenta alterações fonêmicas em sua fala, a qual aqui será denominada e “C1”, não sendo revelada sua identidade a fim de que seja mantido seu sigilo e privacidade. Sabe-se que os fonemas em questão são os mais tardios a serem adquiridos no processo de aquisição da linguagem, conforme o apontado pela literatura da área. Para a proposta interacionista, a que servirá de base para o desenvolvimento desta pesquisa, a criança se desenvolve em situações dialógicas (interacionais) diversas que possuem valor funcional para seu desenvolvimento, isto é, comunicativo e cognitivo, pressupondo que a linguagem não seja inata e que os sujeitos adquiram a língua(gem) de diferentes maneiras, sem obedecer uma cronologia específica. De acordo com De Lemos, 1984, a aquisição dos fonemas relaciona-se ao processo geral de aquisição de linguagem, e nesse sentido cabe-nos citar que, inicialmente, a criança incorpora segmentos da fala do adulto que é produzida em situações de interação e, posteriormente, os (re)textualizam de forma que o erro aparece na fala da criança e sua consequente reorganização, até que o acerto finalmente apareça em sua fala.  Sabendo que dentro da classe dos fonemas líquidos há a subdivisão em laterais (/l/, /ʎ/) e não-laterais (/r/, /R/), a primeira líquida lateral a se consolidar na fala da criança é o /l/ antes da estabilização da primeira líquida não-lateral /R/. Da mesma forma, a segunda líquida lateral a se consolidar é o /ʎ/, antes da não-lateral /R/ se estabilizar em sua fala. Na clínica fonoaudiológica tradicional tal ordem de aquisição é utilizada para orientar o raciocínio clínico (dar a receita, o caminho a ser seguido e estabelecer até programas terapêuticos), porém, na clínica de linguagem o processo de aquisição é um processo de subjetivação, visto que além das mudanças linguísticas tem-se o olhar também para as mudanças de posição do sujeito frente à fala do outro, à língua e à sua própria fala ao longo dos atendimentos fonoaudiológicos. A criança participante do estudo é atendida individual e semanalmente em fonoaudiologia no Ambulatório de Avaliação e Terapia Fonoaudiológica no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (CEPRE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo cada sessão a duração de 30 minutos. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP sob o número 2.785.539. Objetivos: Este estudo visa ainda analisar as mudanças linguísticas e subjetivas ocorridas na fala da criança participante da pesquisa, visto que o processo de aquisição da linguagem é singular para cada sujeito, não seguindo uma cronologia específica, de forma a verificar as mudanças de posição do sujeito em relação à fala do outro, à língua e à sua própria fala. No estudo foi possível identificar o percurso da criança na aquisição dos fonemas em questão, verificando ainda a evolução deles em terapia. Métodos: A coleta de dados foi realizada por meio de filmagens das sessões de terapia fonoaudiológica da participante, durante o período de 5 meses, conduzidas pela estudante da graduação de Fonoaudiologia da UNICAMP, sob a supervisão da professora responsável pelo ambulatório. Tais filmagens foram posteriormente transcritas para que a análise de dados pudesse ser realizada de maneira fidedigna. Os dados registrados no prontuário também foram consultados, principalmente os que envolvem a saúde, interação e desenvolvimento global da criança, onde foi possível observar que a criança apresentou resultados audiométricos com limiares dentro dos padrões de normalidade e bom estado geral de saúde, apresentando questões odontológicas importantes em decorrência do uso de chupeta e mamadeira, sem receber atendimento para correção até o momento.  Resultados preliminares: Até o momento, os resultados preliminares obtidos são: ocorrência de reformulação do dizer da criança frente às correções da terapeuta e estabilização do fonema /l/ antes que os demais analisados. Além disso, considerando que a dinâmica do local onde foi realizada a coleta de dados conta com férias para os pacientes e terapeutas durante os meses de dezembro e janeiro, foi possível observar que a paciente C1 no primeiro atendimento após as férias apresentou piora na produção dos fonemas /t/ e /d/ em sua fala, os quais havia apresentado melhora com produção assistemática e autocorreção antes do início do período de férias. Também foi possível observar produção assistemática dos fonemas /ʃ/ e /ʒ/ em fala espontânea, os quais já haviam sido sistematizados antes do início o período de férias. Conclusão: Acredita-se que os resultados obtidos nesta pesquisa proporcionarão maior conhecimento à clínica fonoaudiológica quanto ao diagnóstico e atendimento de crianças que apresentam tais alterações fonêmicas.

Graduação

fonoaudiologia; aquisição da linguagem; clínica de linguagem, alteração fonêmica

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