Auxílios Não-Ópticos

São recursos que modificam os materiais e melhoram as condições do ambiente com a finalidade de aumentar a resolução visual.  Podem ser usados  em conjunto com o recurso óptico ou não, com o objetivo de melhorar a função visual.

 

Exemplos:

 

  • Controle da iluminação: há crianças que necessitam de iluminação dirigida ao material de leitura e escrita, evitando a luz direta nos olhos. Existem, também, crianças que enxergam melhor em ambientes menos iluminados, que são aquelas que tem fotofobia (sensibilidade à luz). Outras necessitam de lentes e filtros que diminuem o ofuscamento e aumentam o contraste

  •  
  • Celofane amarelo

  •  
  • Controle de reflexão: tiposcópios, visores, oclusores laterais e lentes polarizadas.

  • Apoio para leitura: tem como objetivo aproximar o material dos olhos da criança e possibilitar o melhor posicionamento do corpo evitando a má postura para leitura escrita.

     

  • Aumento do contraste: podem ser usados giz branco ou amarelo que são os que dão maior contraste nas lousas verdes, as mais usadas nas escolas; canetas de pontas porosas, pincel atômico preto que dá contraste nos cadernos ou nas folhas brancas; cores fortes  em papel branco, lápis 5B ou 6B (há crianças que precisam usar esses lápis porque não conseguem enxergar o que escrevem se o lápis tiver grafite claro); em material mimeografado, reforçar os traços com caneta preta se necessário.

  • Ampliação de livros, jogos, baralhos, agendas, dial telefônico. Existe também máquina de escrever com tipos ampliados.

  • Acessórios: guia de leitura é um facilitador de leitura que serve para destacar uma ou mais linhas, pode ser feito com papel cartão preto ou escuro e sem brilho, na forma retangular, tipo régua. Substituir papel com pautas pretas por cadernos de pautas pretas e ampliadas.

RECURSOS ELETRÔNICOS

CCTV (sistema de circuito fechado de televisão): útil para pessoas que necessitam de maior aumento do que os óculos podem proporcionar. Também é útil para quem necessita de maior distância para ler, escrever, desenhar ou datilografar.

Lupa Eletrônica – usada por pessoas que necessitam de grande ampliação de textos e imagem. Constitui-se basicamente de uma micro-câmera aliada a um circuito eletrônico que amplia textos e imagens reproduzindo-os em qualquer televisão convencional.

Computador – permite a acessibilidade a textos e materiais gráficos por meio de recursos de acessibilidade do programa do computador, programas para ampliação de caracteres e programas com sintetizadores de voz que podem ser usados de maneira conjunta ou não. A seguir, alguns exemplos:

1. RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS (WINDOWS 7/8/10)

1.1.CONFIGURAÇÃO  DO PONTEIRO DO MOUSE: permite mudar a cor, contraste, rastro, velocidade, etc.

1.2.LUPA DO WINDOWS (LUPA DIGITAL): tem dois modos de funcionamento:

  1. Modo 1: funciona em Windows, Linux e Mac OS X. Nesse modo, é possível aumentar parte da tela e mover a lupa com o mouse, mas não é possível clicar em objetos atrás da lupa. Ao clicar, a lupa desaparece.
  2. Modo 2: chamado de modo dinâmico, em que é possível clicar em objetos atrás da mesma, assim a lupa precisa ser movida com atalhos do teclado Ctrl+Alt+Seta para Cima/Baixo/etc. Este modo funciona em Windows XP, Windows Vista e Windows 7, mas não nas versões mais novas do sistema operacional.
Link: LUPA DIGITAL “Virtual magnifying glass
http://magnifier.sourceforge.net
Desenvolvedor: Felipe Monteiro de Carvalho
 
 

1.3.CONFIGURAÇÃO DO CURSOR: permite mudar a espessura do cursor, ou configurá-lo para que ele se movimente ao se mover o ponteiro do mouse.

1.4.CONFIGURAÇÃO DO CONTRASTE

1.5.LENTE: pode ser ancorada ou de tela inteira.

1.6.NARRADOR DO WINDOWS: ainda é rudimentar, mas está em processo de evolução.

1.7.LEITORES DE TELA: o mais conhecido é o NV ACCESS. É compatível com versões a partir do Windows XP e é gratuito. Pode ser utilizado via USB também.

1.8.IVONA: sintetizador de voz de alta qualidade pago. Pode ser acoplado ao NV ACCESS.

 

2. RECURSOS DE ACESSIBILIDADE iOS (APPLE)

 

2.1.VOICE OVER: leitor de tela que já vem integrado ao iOS. Com ele, o usuário ouve tudo que acontece na tela do celular. O recurso funciona com todos os apps que vêm com o iPhone e oferece suporte para teclado em Braille.

2.2.ADAPTAÇÕES DE EXIBIÇÃO: permite inverter cores, reduzir o ponto branco, ver em escala de cinza ou aplicar filtros de cor. Disponível nas versões a partir do iOS 10.

2.3.SIRI: assistente inteligente da Apple. Obedece aos comandos de voz do usuário. Permite ajustar as configurações do aparelho, enviar mensagens, fazer ligações, ativar e desativar o Voice Over, etc.

2.4.DITADO: recurso que converte a fala do usuário em texto.

2.5.ZOOM: lente de aumento na tela que já vem integrado ao iOS e permite ao usuário ampliação da imagem de 100 a 1500%.

2.6.LUPA: transforma o iPhone em uma lupa digital. Disponível apenas a partir da versão iOS 10.

2.7.FALAR CONTEÚDO DA TELA: permite ler e-mails, mensagens, sites, livros, etc.

2.8.AUDIODESCRIÇÕES: pode-se reproduzir filmes com audiodescrições nos equipamentos iOS.

 

Tablets e smartphones: oferecem diversos recursos de acessibilidade e aplicativos para pessoas com baixa visão. Exemplos:

 

1. APLICATIVOS PARA IOS/iPAD

1.1. BABY SHAPES / INFANT VISUAL STIMULATION: possibilita mudança de nível de estímulo/interação de acordo com o desenvolvimento visual dos bebês. A cada toque na tela, são apresentados um som e uma nova figura geométrica de alto contraste. Tocar em um objeto o faz desaparecer ou transformar. Trabalha na ativação e manutenção do foco. Ambos os aplicativos são compatíveis com versões a partir do iOS 4.3. O BABY SHAPES é grátis e o INFANT VISUAL STIMULATION é pago.

1.2. DRAGON DICTATION: aplicativo de reconhecimento de voz. Compatível com versões a partir do iOS 4.0 e é grátis.

1.3. VISION ASSIST: lupa eletrônica. Permite aumento de até 20X, congela a imagem, faz ajustes de contraste, de iluminação, de brilho e de foco (automático ou fixo). Compatível com versões a partir do iOS 6.1 e é pago.

1.4. CLEAR SIGHT: apresenta opções de magnificação e esquemas de cores amigáveis que facilitam ao usuário com baixa visão o acesso a diferentes conteúdos do telefone, como contatos, câmera, calculadora, relógio, etc. Compatível com versões a partir do iOS 6.0 e é grátis. 

1.5. CITTA MOBI: auxilia o passageiro a monitorar as distâncias, bem como o tempo de chegada entre o ônibus mais próximo e o ponto de ônibus onde se encontra. Compatível com versões a partir do iOS 7.0 e é grátis.

1.6. BE MY EYES: aplicativo em que qualquer pessoa “empresta” os olhos para um deficiente visual temporariamente. Trata-se de um sistema de câmera direta que conecta deficientes visuais com voluntários através da fala e da imagem. Compatível com versões a partir do iOS 9.0 e é grátis.

 

2. APLICATIVOS PARA ANDROID:

 

2.1. ANIMAL SOUNDS/ SOUND TOUCH LITE: equivalente ao “BABY SHAPES” para iOS. O “SOUND TOUCH LITE” é compatível com versões a partir do Android 3.0.

2.2ZOOM PLUS VIDEO MAGNIFIER: lupa eletrônica. Equivalente ao “VISION ASSIST” para iOS. Compatível com versões a partir do Android 2.2.

2.3. CITTA MOBI. Compatível com versões a partir do Android 2.3.3 e é grátis.

 


Auxílios não ópticos