ISACAMP

 

O Inquérito de Saúde ISACAMP 2014 está em campo! Conheça a nossa equipe de entrevistadores e saiba mais detalhes da pesquisa clicando no menu lateral "2014". 

Histórico do Projeto

Inquérito Domiciliar de Saúde de Base Populacional no Município de Campinas - ISACamp

     A utilização de inquéritos domiciliares de base populacional propicia uma ampliação sensível das dimensões da saúde que podem ser acompanhadas e avaliadas no monitoramento dos padrões de bemestar e saúde da população. Os inquéritos de saúde de base populacional, ISA-SP e ISACAMP, objetivam divulgar e ressaltar a possibilidade e relevância da incorporação de novos indicadores para a vigilância da situação de saúde da população e de segmentos demográficos e sociais de um município. O inquérito multicêntrico de saúde, ISA-SP 2001/2002, foi realizado em alguns municípios do estado de São Paulo por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública e da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu e do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Foram incluídos nesse inquérito os municípios de Campinas e de Botucatu, uma área formada pelos municípios de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra e o Distrito de Saúde do Butantã situado no município de São Paulo. Os locais escolhidos constituem municípios de importância socioeconômica e epidemiológica, em que existem unidades experimentais e áreas de extensão de serviços das universidades públicas estaduais envolvidas no projeto.

      A pesquisa ISA-SP foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do programa de Pesquisa em Políticas Públicas, e pela instituição parceira, que foi a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Foram entrevistadas 6.819 pessoas entre abril de 2001 e março de 2002, divididas entre amostras da população residente em cada uma das quatro áreas de estudo. As análises dos resultados globais do inquérito foram contempladas no livro  “Saúde e condição de vida em São Paulo. Inquérito multicêntrico de saúde no estado de São Paulo” e também no livro “As dimensões da saúde. Inquérito populacional em Campinas”, as referências completas encontram-se no menu Publicações. Integrado ao ISA-SP, na importância de ser feitos inquéritos periódicos de saúde e monitorar vários dos indicadores  estabelecidos em 2002 foi realizado o ISACAMP 2008/2009 que se deu no município de Campinas, pelo seu porte, número de habitantes, desenvolvimento científico-tecnológico,  organização do sistema de saúde e por ser sede de área metropolitana.

     O projeto  ISACAMP 2008/2009 foi financiado pelo CNPq, processo nº 409747/2006-8 (Edital MCT/ CNPq/MS-SCTIE-DECIT 26/2006 - Estudo de Determinantes Sociais da Saúde), com parceria do Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, compuseram a amostra de 3.405 pessoas. Os inquéritos ISA-SP 2001/2002 e ISACAMP 2008/2009 centralizaram a análise de situação de saúde: o estado de saúde da população, apreendido em múltiplas dimensões, os comportamentos relacionados à saúde que constituem, no perfil atual de morbidade, os principais responsáveis pelas  incapacidades e mortes prematuras e o componente de uso de serviços de saúde.

 

EQUIPE DE TRABALHO

Pesquisador Coordenador

Profª Drª Marilisa Berti de Azevedo Barros 

 

Pesquisador (Pq III) 

Margareth Guimarães Lima 

 

Pesquisadores Participantes e Projetos de Pesquisa

Mestrado:

  • Donatila Barbieri de Oliveira Souza
  • Bruna Kelly Fehlberg
  • Ana Maria Pita 

Doutorado:

  • Lhais de Paula Barbosa 
  • Patrícia Alvarenga Santini 
  • Renata Luz
  • Cecília Correa Ávila
  • Vivian de Castro 
  • Camila Stefani Estancial
  • Mariana Mapelli de Paiva
  • Neuciane Ferreira da Silva
  • Marylane Viana Veloso  
  • Alana Q. Félix 
  • Lívia Helena Terra Souza 

         

Pesquisadores Colaboradores:

  • Ana Paula Belon Lima 

 

     Neste espaço é possível também acessar todas as publicações feitas a partir dos dados do ISA-Camp. Confira a nossa produção nos anexos abaixo ou clique no menu PUBLICAÇÕES para ter acesso, na íntegra, aos artigos por área temática.