Professores

  Antônio de Azevedo Barros Filho

 http://lattes.cnpq.br/9021874552593251 

Possui graduação em Medicina Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade Estadual de Campinas. Fez pós doutorado no Departamento de Crescimento e Desenvolvimento no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento, antropometria, avaliação nutricional, nutrição e desenvolvimento.

 

  Caroline Dario Capitane

 http://lattes.cnpq.br/1043668141751568

Nutricionista, Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (FCF/USP - 2009) e Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (FEA/UNICAMP - 2004). Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas - 2001). Atualmente é docente do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP), atuando no ensino, pesquisa e extensão na área de Técnica Dietética e Administração de Serviços de Alimentação. Realizou estágio sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA) Argentina (2003). Suas principais linhas de pesquisa são: Desenvolvimento de Novos Produtos, Suplementos nutricionais no esporte e Atividade antioxidante, possuindo diversos artigos publicados nessas áreas. Atualmente tem desenvolvido trabalhos na área de Alimentos Funcionais e Dietética com ênfase em: Aproveitamento de partes usualmente não consumidas dos alimentos e estudo de seus efeitos na saúde (atividade antioxidante, atividade anti-inflamatória e efeito na glicemia); Influência do processo de cocção nas propriedades nutricionais de alimentos e de subprodutos (estudos in vitro e in vivo); Análise sensorial de alimentos com propriedades funcionais; Efeito da suplementação no desempenho esportivo.

 

  Daniela de Assumpção

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5958583084882302

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), mestre e doutora em Saúde Coletiva (área de concentração: epidemiologia) pela Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutora do Programa de Pós-graduação Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência com inquérito de saúde e de nutrição de base populacional participando de todas as etapas do desenvolvimento do estudo. Trabalha com os temas: consumo alimentar de grupos específicos, epidemiologia nutricional e índice de qualidade da dieta. Atualmente, atua como coordenadora das atividades de campo do Inquérito de Nutrição no Município de Campinas, ISACAMP-Nutri 2014.

 

 Julicristie Machado de Oliveira 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2569842077393348

Graduada em Nutrição (2002), Mestre em Saúde Pública (2006) e Doutora em Nutrição em Saúde Pública (2011) pela Faculdade de Saúde Pública - FSP, Universidade de São Paulo - USP. É Conselheira - Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA, Limeira. Desde 2012, é professora da Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA, Universidade Estadual de Campins - Unicamp, onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão em Segurança Alimentar e Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição, é credenciada como Orientadora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - ICHSA.

 

 Lia Thieme Oikawa Zangirolani

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6450285456968682

Doutora e Mestre em Saúde Coletiva - área de concentração Epidemiologia, pela Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP). Sanitarista, com especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (FSP/USP) e nutricionista, pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (CESULON). É professora adjunta do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva DPPSC da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - Campus Baixada Santista, onde orienta Estágios em Nutrição Social e atividades interdisciplinares de formação no Eixo Trabalho em Saúde, nos seis cursos de graduação, e atividades de formação no Eixo Ser Humano e sua Inserção Social, no curso de Nutrição. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de alimentação e nutrição no SUS, epidemiologia nutricional, geoprocessamento em saúde e saúde do trabalhador.

 

 Ligiana Pires Corona

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1913659158744148

Professor Doutor MS-3 em RDIDP do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e dedica-se ao ensino e pesquisa na área de nutrição, epidemiologia e envelhecimento. Orientador pleno do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP. Doutora em Ciências na área de Saúde Pública (Área de concentração: Epidemiologia - 2014) com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign. Mestre em Ciências na área de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2009) e Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2001). Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, nutrição em saúde pública, avaliação antropométrica, nutrição e saúde do idoso. Coordenadora do Laboratório de Epidemiologia Nutricional (LENUT) da FCA-UNICAMP.

 

Maria Cecília Goi Porto Alves

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4774157248822270

Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Amostragem, atuando principalmente nos seguintes temas: inquéritos domiciliares e estimação em delineamentos complexos de amostragem.

 

 Marilisa Berti Azevedo Barros

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4116314016575178

Graduada em Medicina (FMRP-USP), Mestre e Doutora em Medicina Preventiva (FMRP-USP), com especialização em Saúde Pública (FSP-USP) e pós-doc na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Professora titular da área de Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva da FCM da UNICAMP. Nesta instituição foi coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Pública, do Curso de Pós-graduação em Saúde Coletiva (1989-90; 1996-98; 2002-04), Coordenadora dos Cursos de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (1990-92), Chefe do Departamento de Saúde Coletiva (2010-2012), Membro da Comissão de Pesquisa e da Comissão de Contrato Docente da FCM. Implantou e coordena o Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS: www.fcm.unicamp.br/centros/ccas) da FCM. Lidera, nesta instituição, grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de Inquéritos de Saúde de Base Populacional (ISACamp) e grupo de pesquisa em análise e monitoramento dos perfis epidemiológicos da mortalidade do município. Publicou, desde 2001, 50 boletins de monitoramento da mortalidade de Campinas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Desenvolve atividades docentes nos cursos de graduação, residência e pós-graduação. Orientou 17 dissertações de mestrado, 21 doutorados e 27 alunos em iniciação científica. Foi vice presidente da Abrasco (1994-96), Coordenadora da Comissão de epidemiologia dessa associação (1990-92,1996-97) e membro da comissão de epidemiologia em outras gestões. Membro do Comitê científico do Observatório dos Determinantes Sociais da FIOCRUZ. No Ministério da Saúde é membro da comissão de Monitoramento e Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, membro do Grupo de trabalho instituído para acompanhamento da Vigilância de Fatores de risco e Proteção para DC por inquérito telefônico (GT- VIGITEL) . Foi membro do Comitê temático interdisciplinar sobre informação de base populacional (CTI-IBP) da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa), e é membro do comitê de DCNT da Ripsa. Foi editora associada da Revista de Saúde Pública (1995-2000), editora adjunta da Revista Brasileira de Epidemiologia, membro do conselho editorial da epidemiologia e Seviços de Saúde, dos Cadernos de Saúde coletiva (UFRJ), da Revista da Associação Médica Brasileira, da Revista Medicina Ribeirão Preto. Coordenou a Comissão organizadora do 1º. Congresso Brasileiro de epidemiologia realizado na UNICAMP, em Campinas, em setembro de 1990. 

 

 Regina Mara Fisberg

Currículo Lattes: http://http://lattes.cnpq.br/3405418847290218 

Graduada em Nutrição pela Universidade São Camilo (1984), mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (1989), doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e livre-docente em Saúde Pública pela Faculdade de saúde Pública da USP (2005). Sua carreira de pesquisadora orientadora (já formou 17 mestres e 7 doutores) foi feita no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, com ênfase em Técnicas e Métodos na Avaliação Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia nutricional, consumo alimentar, dieta e recomendações nutricionais. De vários projetos pesquisa, realizados com apoio das agencias de fomento nacionais e internacionais e em colaboração com outros pesquisadores, resultaram 3 livros e 127 publicações de artigos científicos (índice H=18 ISI). É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D, do CNPq, desde 2003 e líder do diretório de grupos de pesquisa. É membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Epidemiologia e da Revista de Nutrição e tem atuado como revisor regular em revistas nacionais e internacionais. Integra o Grupo de Trabalho sobre Nutrição e Alimentos para Fins Especiais (GTNFSDU) do Codex Alimentarius, da ANVISA, desde 2011. Participa ativamente em funções de gestão científica e acadêmica da Universidade, sendo representante da categoria professor Associado 3 no Departamento de Nutrição e na Congregação e chefe do Departamento de Nutrição. Foi presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Saúde Pública entre 2005 e 2011.

 

  Semíramis Martins Álvares Domene

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7373562130327980

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), tem mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciência da Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2005). É Professora Adjunta no Curso de Nutrição, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista; membro do Conselho Editorial da Revista Nutrire; Editora Associada da Revista de Nutrição; Integra o Grupo de Estudos Nutrição e Pobreza, do Instituto de Estudos Avançados - USP. É orientadora nos Programas de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde, e Interdisciplinar em Ciências da Saúde, ambos da Universidade Federal de São Paulo; é co-orientadora no Programa de pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas. Atua como avaliadora das Condições de Ensino junto à Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? Ministério da Educação. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em dietética, micronutrientes e indicadores de qualidade da alimentação. Trabalha nas linhas de pesquisa Ciência de Alimentos e Saúde, e Saúde de Grupos Populacionais Específicos.

 

  Verônica Gronau Luz

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2199213715504474

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 2005. Mestre (2010) e Doutora em Saúde Coletiva (2014), área de Epidemiologia, pelo Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP, com estágio doutoral de um ano na University of Massachusetts Lowell, MA, EUA. É Sócia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) desde 2010. Possui experiência docente na área de Nutrição em Saúde Coletiva, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Clínica. Possui como campo de vinculação acadêmica as seguintes áreas e temas: Saúde do Trabalhador, Segurança Alimentar e Nutricional, Agricultura Familiar, Trabalho Rural, Agroecologia e Inquérito Domiciliar de Saúde. É membro do Grupo de Trabalho - Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, da ABRASCO e atualmente é docente adjunta do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde - FCS, na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Mato Grosso do Sul.