Vigilância em Toxicologia

Organização do banco de dados
Os atendimentos do CIATox eram notificados em ficha específica do Centro, entre 1983 e 2013, manualmente. A partir de 2014 os atendimentos passaram a ser informatizados e notificados no DATATOX - um sistema de registro, acompanhamento e recuperação de dados de Toxicologia Clínica e Toxinologia, administrado pela ABRACIT®. Este sistema tem como objetivo dar suporte aos profissionais dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica, possibilitando estudos clínicos e epidemiológicos, e obter avaliação nacional do impacto dos agentes tóxicos sobre a saúde da população.

Elaboração de relatórios estatísticos
Até 2013 os dados dos atendimentos eram digitados no programa Epi Info™ - versão 6.0, onde eram organizados os levantamentos estatísticos. Atualmente, as estatísticas são ordenadas pelo sistema de gerenciamento de dados multidimensional do DATATOX-BI, que possibilita a organização dos relatórios a partir dos casos notificados. Estes relatórios podem contribuir para o levantamento de dados epidemiológicos, possibilitando medidas de intervenção em toxicovigilância e farmacovigilância.

Estatísticas

Toxicovigilância

O centro tem como meta promover a vigilância de riscos tóxicos na população através da análise dos dados estatísticos e seguimento dos casos mais relevantes. Nosso objetivo é desencadear ações de alerta, de informação, de formação e de prevenção.

Notificação compulsória

Notificação de todos os casos atendidos presencialmente pelo CIATox-UER-HC/UNICAMP de exposição tóxica a medicamentos, produtos químicos de uso domiciliar - veterinário - industrial, praguicidas, metais, animais peçonhentos, plantas, drogas de abuso e raticidas. A notificação é feita no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN). 

Atualização do site do CIATox de Campinas
​Manutenção do site e atualização das informações referentes ao Centro e eventos organizados pela equipe para formação de multiplicadores.

Contato
Profª Adriana Safioti de Toledo Ricardi - Enfermeira 
Fone: (19) 3521-7660
E-mail: toledoa@unicamp.br