Ecocardiograma modelo Vivid-S60

Ecocardiograma modelo Vivid-S60

Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) Processo 2017/03708-5
Vinculado ao Projeto Jovem Pesquisador em Centros Emergentes - Processo 2015/15402-2

 

 

EQUIPAMENTO

Equipamento de Ecocardiograma
Modelo Vivid-S60
Fabricante General Eletric - USA

 

APRESENTAÇÃO

Sistema de Ecocardiograma da fabricante General Eletric - USA, modelo Vivid S60, apresenta excelente desempenho possibilitado pela ampla gama de aplicações associado à grande seleção de transdutores, excepcional qualidade de imagem, miniaturização inovadora, opções abrangentes de conectividade e uma série de ferramentas automatizadas e avançadas para aplicação cardiovascular.  O Vivid S60 incorpora avanços na tecnologia de transdutor e da caracterização automatizada de tecidos. Estes sistema de ecocardiografia utiliza a avançada arquitetura TruScan da GE para oferecer qualidade de imagem no modo raw data para aplicações cardíacas e vasculares. A ferramenta automatizada de monitoramento de artefatos (AFI certificada pelo programa healthymagination) e a ferramenta para avaliação automatizada da fração de ejeção (Auto EF) também ajudam a melhorar a produtividade e a determinar o diagnóstico com confiança. Outra importante funcionalidade refere-se a Técnica de sincronização tecidual (Tissue Synchronization Imaging) que quantifica a sincronicidade do VE por meio da exibição de dados da medida do tempo até o pico, que são visualizados em uma imagem funcional de fácil interpretação em vermelho, amarelo e verde. Esse equipamento ainda conta com outras ferramentas quantitativas de velocidade tecidual (TVI) e Tissue Tracking (TT), para a aquisição de imagens do miocárdio com Doppler e sobreposição em cores sobre a imagem do tecido. Por fim esse sistema de ecocardografia apresenta também a tecnologia SmartStress oferecendo ajuste automático de parâmetros para melhorar o fluxo de trabalho, diminuir o tempo de otimização e aumentar a reprodutibilidade.

 

DESCRIÇÃO DOS PROJETOS ASSOCIADOS

Caracterização da Fibrose Intersticial e da Hipertrofia dos Cardiomiócitos pela Ressonância Magnética Cardíaca: Implicações no Remodelamento Precoce e na Transição para Insuficiência Cardíaca. FAPESP 2015/15402-2 - Auxílio à Pesquisa - Jovem Pesquisador

 

Comitê Gestor

O Comitê Gestor é constituído por:
Otávio Rizzi Coelho Filho - Coordenador do Projeto
Lígia de Moraes Antunes Corrêa - Membro Interno
José Roberto Matos Souza - Membro Interno
Wilson Nadruz Junior - Membro Interno

 

CRONOGRAMA DE USO

Detalhamentos sobre o uso e reservas do aparelho:

O sistema de Ecocardiograma S60 é usado de segunda a sexta feira e sempre que necessário aos finais de semana. O uso será compartilhado entre os pesquisadores das seguintes áreas da Universidade Estadual de Campinas:

  • Disciplina de Cardiologia;
  • Disciplina de Neurologia;
  • Disciplina de Cirurgia Cardíaca;
  • Departamento de Clínica Médica;
  • Laboratório Genética e Cardiologia Molecular;
  • Laboratório de Farmacologia Cardiovascular;

 

O equipamento está disponível para uso de outros pesquisadores dessas e de outras Instituições mediante planejamento.

Quanto ao agendamento para a utilização do equipamento, os usuários internos e externos (após aprovação da proposta de utilização) devem fazer a solicitação de agendamento por meio do formulário abaixo. O atendimento será feito de acordo com os critérios de reserva e horário disponíveis, ambos definidos pelo Comitê Gestor.

Para acessar o formulário de cadastro de projetos clique aqui.

Para acessar o manual do equipamento clique aqui.

 

CONTRAPARTIDA DO USUÁRIO DESTE EQUIPAMENTO EMU:

Define-se como contrapartida dos usuários das facilidades do EMU em questão: (i) expressar agradecimento a FAPESP/FCM/UNICAMP e ao Hospital das Clinicas da UNICAMP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados obtidos utilizando este equipamento EMU; (ii) comunicar ao Comitê Gestor, fornecendo a referência bibliográfica completa, de toda divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que conste resultados obtidos utilizando o EMU em questão.

 

Endereço: Hospital de Clínicas da UNICAMP | Rua Vital Brasil, 251 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" | Campinas - SP - Brasil - CEP 13083-888 - 55 (19) 3521-2121 - 2º andar, Setor de procedimentos especializados.