Laboratório

O Laboratório de Triagem Neonatal conta com os equipamentos certificados pelo Ministério da Saúde para realização das análises laboratoriais.

Para o diagnóstico da fenilcetonúria, é efetuada a dosagem da fenilalanina presente nas amostras de sangue em papel filtro. O método utilizado é a fluorimetria. Para o diagnóstico do hipotireoidismo congênito é efetuada a dosagem do hormônio tireo-estimulante (TSH) e o método utilizado é a fluorimetria por tempo resolvido. Já para o diagnóstico das doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, a eletroforese por focalização isoelétrica é aplicada. Para os casos que necessitam de investigação molecular para hemoglobinopatias, o CIPOI conta com o Laboratório de Biologia Molecular do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Confirmando-se os resultados alterados para as doenças triadas, são agendadas, o mais breve possível, as datas para o comparecimento da família e o recém nascido ao CIPOI/UNICAMP, bem como para o encaminhamento ao ambulatório especializado para tratamento e acompanhamento.

CONTROLE DE QUALIDADE

O Laboratório do CIPOI / UNICAMP, participa do Controle de Qualidade da Control Lab.