Esclarecimentos para apresentação de protocolos à Comissão de Pesquisa do DTG/CAISM

1.     Todos os projetos de pesquisa científica em que os sujeitos serão pacientes, membros do corpo clínico, funcionários de quaisquer categorias, alunos estagiando no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ou animais, equipamentos e/ou infra-estrutura do CAISM, deverão ser submetidos à aprovação pela Comissão de Pesquisa do DTG/CAISM/UNICAMP. Os projetos deverão seguir o Protocolo de Conteúdos mínimos para elaboração de um projeto de pesquisa preconizado pela referida Comissão.

2.    Pesquisadores externos interessados em desenvolver pesquisa na instituição, e que não estejam vinculados ao seu Programa de Pós-Graduação, o projeto deverá ter como responsável um docente ou pesquisador do DTG/CAISM ou alguém indicado pela Comissão.

3. Os projetos encaminhados para a Comissão de Pesquisa deverão ter a aprovação da Área ou Divisão onde serão coletados os dados.

4.    Antes que qualquer pesquisa possa ser iniciada no âmbito do DTG/CAISM o protocolo precisa ser avaliado e aprovado pela sua Comissão de Pesquisa e pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FCM/Unicamp.

5.      Para ser avaliado pela Comissão, o pesquisador deverá entregar duas cópias do protocolo completo e enviar um arquivo em PDF para o e-mail dtgpesq@fcm.unicamp.br  (incluindo orçamento e no caso de aquisição de equipamentos de informática a aprovação do Serviço de Informática do CAISM) à Secretária, não é necessário encadernação.

6.    As reuniões da Comissão de Pesquisa acontecem duas vezes ao mês, às terças-feiras.

7.    São analisados no máximo quatro protocolos por reunião. Para ser avaliado, o protocolo deve ser encaminhado à Secretaria da Comissão com pelo menos oito dias úteis de antecedência da data da reunião.

8.    Após a avaliação pela Comissão de Pesquisa, a Secretária comunicará o parecer ao pesquisador responsável, por escrito. Se houver necessidade de correções, essas deverão ser feitas e o projeto reapresentado, em uma única via, sem as assinaturas, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data da emissão do parecer, para nova apreciação dos relatores. Expirado o prazo, o protocolo deverá dar entrada como um novo projeto.

9.   Após a aprovação final do projeto o pesquisador receberá orientações para o encaminhamento do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa da FCM.

Lembre-se que:

1.  Os investigadores que forem adquirir equipamento de informática e softwares deverão consultar o Serviço de Informática do CAISM (com a Sra. Marilda, Ramal 19514) para garantir que as especificações e qualidade dos mesmos estejam de acordo com a padronização adotada pelo CAISM a partir de 2005.

2.   Os orçamentos deverão ser apresentados junto com o  projeto de pesquisa não sendo mais necessária a avaliação do serviço do finança do CAISM.

3.  A folha de Rosto emitida pelo SISNEP deverá ser emitida somente após a aprovação do protocolo pela Comissão de Pesquisa, tendo em vista sua validade.

4.   Os projetos aprovados após aprovação da Comissão de Pesquisa - DTG/CAISM deverão ser cadastrados na Plataforma Brasil.

5.    Deverá ser entregue uma via da folha de rosto, emitida na Plataforma Brasil, para a Comissão de Pesquisa - DTG/CAISM.

6.    A autorização para Coleta de Dados será elaborada pela Comissão de Pesquisa, que providenciará a assinatura do Diretor do CAISM.