Residências médica e multiprofissional da Unicamp têm recorde de inscritos

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 01/11/2017 - 14:49

Não foi só o curso de Medicina que bateu recorde de inscritos no vestibular da Unicamp de 2018. As residências médica e multiprofissional também tiveram aumentos expressivos na relação candidato/vaga para o processo seletivo de 2018. Na residência médica, o aumento foi de 37,3% e na residência multiprofissional, o aumento de inscritos foi de 23,5%.

Em 2017, para a residência médica foram 2.563 candidatos inscritos para as 286 vagas oferecidas. Para 2018, o número de inscritos saltou para 3.521 candidatos para 304 vagas. Na residência multiprofissional, o número de inscritos passou de 345, em 2017, para 426, em 2018.

“A data da realização da prova, a projeção nacional da Unicamp e do curso de Medicina, a qualidade da assistência e do ensino, a divulgação feita pelas mídias sociais e pelos próprios alunos, o aumento de escolas médicas e o rigor da prova aplicada pela Comissão do Vestibular (Comvest) são alguns dos fatores que podem ter contribuído para a elevação do número de inscritos na prova de residência médica da Unicamp”, disse Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Para o acesso direto, as áreas mais concorridas são neurocirurgia, dermatologia e otorrinolaringologia. Para as áreas clínicas, as especialidades mais concorridas são endocrinologia, cardiologia e geriatria. Dentre as especialidades cirúrgicas, as mais procuradas são cirurgia plástica, cirurgia pediátrica e coloproctologia. Na área de pediatria, as especialidades com maior número de inscritos são endocrinologia pediatria, medicina intensiva e alergia e imunologia pediátrica. (Veja a relação candidato/vaga).

“Para esse ano, quatro novos programas tiveram muita procura: ecocardiografia, endoscopia ginecológica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e infectologia hospitalar. Outro programa de destaque foi a dermatologia com compromisso social e transplante de córnea”, revelou Ricardo.

O processo seletivo da Residência Médica da FCM é feito em três fases. A primeira é eliminatória, composta por uma prova com 160 questões. A segunda fase é uma prova de habilidades. Cerca de 300 pessoas entre atores, avaliadores e professores participam da organização. A prova ocorre nos ambulatórios do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.  A terceira fase é constituída de avaliação do currículo e entrevista do candidato. (Veja data e locais das provas).

Residência multiprofissional e uniprofissional

A FCM também oferece 36 vagas na Residência Multiprofissional e Uniprofissional nas áreas de saúde, saúde mental e física médica. Elas são destinadas a enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais e outros. O processo seletivo envolve prova, análise de currículo e entrevista dos candidatos. (Veja a relação candidatos/vaga).

“Começamos os programas em 2013 e, no início, ninguém sabia que havia esse tipo de residência na FCM. O aumento do número de inscritos pode estar relacionado à propaganda feita por ex-residentes e pela maior divulgação do programa feita pela própria faculdade”, disse Maria Francisca Colella dos Santos, coordenadora da Residência Multiprofissional da FCM da Unicamp.

O maior número de inscritos foi em psicologia dentro da área de Saúde Mental. São 221 candidatos do total de 284 inscritos para as 15 vagas oferecidas. (Veja data e locais das provas).

A residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos, com percebimento de bolsa.