ARTIGO: Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp forma sua 50ª turma de Medicina

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 17/11/2017 - 11:04

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp forma essa ano a sua 50ª turma de médicos. Isso é motivo de orgulho para a faculdade, para a Unicamp e, também, para a sociedade de Campinas e região.

Relembremos alguns fatos dessa história: a ideia inicial de uma faculdade pública de medicina começa na década de 1940, com movimento da sociedade médica de Campinas, com apoio da igreja e da imprensa local, sobretudo, do redator-chefe deste Correio Popular, o jornalista Luso Ventura.

Tal desejo se concretizou no início da década de 1960. No início de 1963 é feito o primeiro vestibular, com 1.530 inscritos para as 50 vagas do curso. No mesmo ano, começam as atividades da Faculdade de Medicina de Campinas nos porões da Maternidade de Campinas. O corpo de professores foi composto pelos melhores médicos e cientistas da cidade e da região. Em 1966, é criada a Universidade de Campinas, mais tarde denominada Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Faculdade de Medicina foi, então, incorporada à nova Universidade, e mudou seu nome para Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Em todos esses anos, a Faculdade de Ciências Médicas formou perto de 5 mil médicos na graduação, mais de 5.300 médicos-residentes, 5.800 pós-graduandos em mestrado e doutorado, além de proporcionar especializações em diversas áreas da saúde, cursos de reciclagem e ensino continuado para muitos profissionais.

A faculdade está classificada em primeiro lugar nos rankings nacionais e administra, além do curso de graduação em Medicina, o curso de Fonoaudiologia. Também já albergou os cursos de graduação em Enfermagem e de Farmácia, que hoje são faculdades independentes, com grande vitalidade e prestígio.

Campinas e região têm muito que comemorar essa ideia brilhante de seus antepassados. A Faculdade de Ciências Médicas é decisiva na Atenção à Saúde da região, com o atendimento dos pacientes por docentes, residentes e alunos no complexo da Área de Saúde da universidade, composto pelo Hospital de Clínicas, Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – Caism, Gastrocentro, Hemocentro, Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto”, nas unidades básicas de saúde do município de Campinas, no trabalho maravilhoso executado no Hospital Estadual de Sumaré, na produção de pesquisa em saúde e na formação de profissionais competentes e com grande valor ético e humanista.

Para tudo isso, o curso de Medicina tem se reinventado sempre, procurando mudar seu currículo permanentemente, adequando-se às novas realidades de saúde do país e às novas diretrizes da educação. Essas mudanças têm colocado o curso na liderança dos diversos rankings, sendo referência nacional em pesquisas sobre ensino médico. Nossas metas são aumentar a inclusão de alunos provenientes das camadas sociais menos favorecidas, aumentar o conteúdo humanístico e preparar o médico do amanhã.

Estamos cumprindo nossa obrigação como entidade estadual, fazendo retornar à sociedade o que ela tem investido em impostos na manutenção do ensino público. Em 17 de novembro de 2017, às 18 horas, no Theatro Municipal de Paulínia, faremos a cerimônia de formatura da 50ª turma de Medicina. Todos estão convidados a participar desse momento histórico e a partilhar conosco dessa grande alegria.

Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp