2ª Semana da Ressignificação: arte e resistência LGBTQ

Enviado por Camila Delmondes em Qua, 17/10/2018 - 09:49

A 2ª Semana de Ressignificação, realizada pelo Ateliê TRANSmoras e Unicamp, acontecerá entre 22 e 26 de outubro no campus da Universidade. O objetivo da programação é aproximar a comunidade acadêmica das discussões sobre gênero e sexualidade e buscar a ressignificação do status hegemônico.

Serão abordados, por meio de oficinas, rodas de conversas, cinema e performances, pautas do grupo LGBTQIA+, explorando, sobretudo, vivências, afetividades, política e saúde desses grupos.

Confira a programação.

A semana de atividades é um projeto do Ateliê TRANSmoras, espaço colaborativo de produção artística Queer, localizado em Barão Geraldo. Conta com o apoio da Unicamp, por meio de edital de fomento à cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e coordenação geral da Professora, Doutora em Artes Cênicas, Gina Monge, do Instituto de Artes da Unicamp.

Sobre o evento, a professora Gina Monge declarou: Como coordenadora do projeto da 2ª Semana da Ressignificação, vejo nesse evento uma grande oportunidade da Unicamp, como organismo público, cumprir sua missão de se relacionar com a comunidade, apoiando o espaço do Ateliê TRANSMoras, que ampliará a discussão sobre temas de direitos humanos, inclusão, problematização sobre diversas opressões que vivemos e que muitas vezes foram silenciadas, inclusive no mundo acadêmico. Colocar em pauta e ressignificar, faz parte de um trabalho de base necessário à uma sociedade mais equitativa”.

Para o Ateliê, a oportunidade de apresentar uma semana completa de atividades em uma das mais importantes universidades do país é a chance de aproximar o conhecimento científico produzido na instituição da realidade, com foco na despatologização das transexualidades e visibilidade de grupos marginalizados. Para Marcos Antonio, integrante do Ateliê e que trabalha na comunicação do evento, “Rodas de conversas como ‘Corpos dissidentes, AID$ e sua necropolítica’ tem grande potencial de abrir os olhos para estudantes de medicina do que pode ser feito em políticas públicas".

Sobre os organizadores

Ateliê TRANSmoras

O Ateliê TRANSmoras é um espaço de convívio e produção artística LGBTIQA+, que estimula a educação e cultura e fomenta novas oportunidades de renda para grupos historicamente marginalizados. Colaborativo, o Ateliê conta hoje com artistas, estudantes, comunicadores e jovens trabalhadores dispostos a contribuir com a comunidade. Foi fundado pela estilista e arteartivista Vicente Perrotta.

Gina Monge

Possui Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas: Pedagogia do Teatro; formação do artista teatral pela Universidade de São Paulo, Especialização em Fonoaudiologia: voz pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bacharelado em Ciências da Comunicação Coletiva com menção em Relações Públicas e bacharelado em Artes Dramáticas, ambas pela Universidade da Costa Rica. É professora doutora no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Atuando principalmente nos seguintes temas: corpo-voz para o ator, pedagogia do teatro, Teatro Latino-americano e feminismo negro nas Artes Cênicas.

...

Data

22 a 26 de Outubro de 2018

a partir das 10:00 às 19:00

...

Local

Campus da Unicamp/Campinas
Mapa da FCM