Workshop sobre medicina e mercado de trabalho reúne alunos e médicos residentes

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 07/10/2019 - 10:40

Ao chegarem no quinto e no sexto anos do curso de Medicina, os alunos se deparam com dúvidas e lacunas nem sempre preenchidas durante o período da graduação. Há poucos meses de se formarem, um dos assuntos que mais preocupa os futuros médicos é o mercado de trabalho.  Murilo Oliveira de Morais está a menos de um mês de se formar. Segundo o futuro médico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, assim como ele deve aprender sobre doenças, condutas e diagnósticos é pertinente conhecer como está o mercado de trabalho para “tomar uma decisão embasada e enxergar as melhores oportunidades profissionais”, confidenciou Murilo.

Isabela Gimenes Moron, quintanista do curso de Medicina que a partir de outubro passa para o internato médico, disse que o aluno “sai muito cru” para o mercado de trabalho. “Ter esse contato antes na faculdade é bacana para programar e saber o que nos espera a lá na frente”, disse. Mesmo ainda um pouco distante da conclusão do curso, João Felipe Oliveira Santos, do terceiro ano do curso de Medicina da FCM, já sabe que o mercado de trabalho está bem concorrido para os médicos. “Quero saber como ficará no futuro e como devo me preparar”, disse.

Para ajudar os alunos a sanarem algumas dúvidas profissionais, a diretoria da FCM realizou na noite de quarta-feira (27) o workshop Medicina: Perspectivas do mercado de trabalho. Cerca de 120 participantes se inscreveram. Os palestrantes convidados foram: Ana Cristina Holanda de Freitas, oftalmologista e proprietária da Clínica de Olhos Holanda; Gerson Muraro Laurito, ortopedista e diretor da área hospitalar e serviços credenciados da Unimed Campinas e Jorge Curi, gastroenterologista e vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

“A ideia do workshop nasceu de uma demanda que os próprios alunos nos trouxeram. Convidamos três médicos formados pela FCM para compartilharem suas experiências profissionais. Pretendemos fazer outros encontros como esse”, explicou o diretor associado da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy.

Ana Cristina Holanda de Freitas formou-se na XXV Turma de Medicina e foi a primeira palestrante da noite. Ela falou sobre o mercado para o profissional liberal. “Depois de formado, voltar para a cidade de origem pode ser uma ótima ideia. Da minha turma, 80% eram de outras cidades. Hoje, a indústria recruta médicos bem-formados e os planos de saúde recrutam médicos que entendam de gestão. Essas são outras vertentes da carreira que nem sempre temos contato quando estamos na faculdade”, disse Ana.

Ao final das apresentações, os três palestrantes responderam as perguntas do público presente. O encaminhamento das perguntas aos palestrantes e o encerramento do evento foi conduzido pelo coordenador associado do curso de graduação em Medicina, Fábio Husemann Menezes.