Unicamp perde professor emérito Renato Giuseppe Giovanni Terzi

Enviado por Camila Delmondes em Qua, 18/11/2020 - 10:21

“Como será o ensino de medicina daqui a dez anos? Tenho certeza de que grandes desafios serão impostos aos futuros professores, que deverão se adaptar de alguma forma à nova realidade”, disse em 2017, antevendo o futuro, o professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ao receber o título de Professor Emérito da Unicamp. Assista a cerimônia aqui.

Terzi, que ao longo de sua carreira e trajetória na universidade, tinha o sonho de proporcionar à área hospitalar da Unicamp a melhor Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi também responsável pela implantação do curso de fisioterapia respiratória no Departamento de Cirurgia, áreas fundamentais no tratamento e recuperação dos pacientes acometidos pela Covid-19, na atualidade.

À frente de seu tempo, Renato Terzi tinha muito claro quais seriam os novos paradigmas pedagógicos para o curso de Medicina. Afirmava que os volumosos tratados de Medicina estavam em processo de extinção e que a comunicação, na atualidade, deveria ser completa, precisa, concentrada e atual. Era um incentivador da produção de consensos, guias e diretrizes.

“À beira do leito, fica impossível atualizar-se totalmente e ler os milhares de artigos em todas as revistas científicas. Com essas ferramentas aliadas à Educação a Distância e à Simulação Realística será possível atender a essa nova geração mais “individualista”, afirmava o professor, que chegou a vivenciar o início dessa realidade no ensino da Medicina ainda em 2020, com as medidas de distanciamento social.

Nessa segunda-feira, 16 de novembro, a comunidade médica e acadêmica lamenta profundamente a morte, aos 83 anos, do professor Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ao passo que reconhece o legado de seu trabalho e sua contribuição para o avanço da Medicina no país. Deixa esposa e três filhos.

Mensagem da Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr.Renato Giuseppe Giovanni Terzi. Foi professor desta Faculdade desde 1969 e se aposentou quando sua idade o obrigou.

Graduou-se em Medicina pela FMRPUSP (1960), Residência em Cirurgia Geral no Bronx-Lebanon Hospital Center de N. York, NY (1962-1966) e em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, NC (1967-1968), doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (1973) e Pós-doutorado pela Universidade de Harvard no Massachusetts General Hospital de Boston, MA (1981-1982). Em 2017 recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp (veja link a seguir).

Com excelente formação profissional, foi grande motivador de alunos e residentes, rigoroso com a prática médica qualificada e deixa um expressivo legado de contribuição em Medicina Intensiva para todo o Brasil e o mundo. Sua trajetória muito valorizou nossa Faculdade, o Departamento de Cirurgia e a Área de Medicina Intensiva no cumprimento dos nossos objetivos. Muito obrigado por tudo. Sua história está incorporada à história da Faculdade de Ciências Médicas.

Prof. Dr. Luiz Carlos Zeferino
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp

Prof. Dr. Claudio Saddy Rodrigues Coy
Diretor Associado da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp

Prof. Dr. Ubirajara Ferreira
Chefe do Departamento de Cirurgia

Prof. Dr. Antônio Luis Eiras Falcão
Chefe da Disciplina de Fisiologia e Metabologia Cirúrgica do DC/Unicamp - área de Medicina Intensiva do HC/Unicamp

Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo
Chefe da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo do DC/Unicamp

Nota de pesar  do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina Botucatu (Unesp)

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp, lamenta profundamente o falecimento do Professor Renato Giuseppe Giovanni Terzi, e presta solidariedade aos familiares e ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, nesse momento tão doloroso.

Profa. Associada Maria Regina Bentlin
Chefe do Departamento de Pediatria
Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp

Nota da Associação de Medicina Intensiva Brasileira

É com grande pesar que informamos o falecimento do Prof. Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ex-presidente da AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira – neste dia 16 de novembro de 2020.

Por motivos do isolamento social, os serviços serão restritos.

Os colegas da AMIB prestam suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos.