Departamento de Neurologia da FCM recebe R$ 1,7 mi em emendas parlamentares

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 24/05/2021 - 15:51

No contexto das comemorações do aniversário de 55 anos, o Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências (FCM) Médicas da Unicamp anunciou, no dia 14 de maio, o recebimento de R$ 1,790 milhão, em recursos de emendas parlamentares destinados pelo Deputado Federal Paulo Freire para a compra e manutenção de equipamentos.

Ao todo, os recursos somam três grandes montantes empenhados à universidade: o primeiro, no valor de R$ 900 mil, destinado à aquisição de um equipamento neuroendoscópico, utilizado no tratamento de crianças com hidrocefalia; o segundo, de R$ 790 mil, para compra de um aparelho de endoscopia de coluna e neurocirurgias em geral; e um terceiro, de R$ 1 milhão, destinado à manutenção do equipamento de Ressonância Magnética.

De acordo com o professor Andrei Joaquim – que ao lado dos professores Fernando Cendes e Li Li Min – intermediou a negociação dos recursos junto ao representante do poder legislativo federal, o investimento chega em excelente hora. “Com certeza, esses recursos terão grande impacto para a assistência da população que tanto precisa e conta com a Unicamp como o único recurso de atendimento em Saúde”, disse.

“Além de ser um motivo de comemoração, o recebimento desses recursos é também uma maneira de atender as necessidades reais e urgentes que o nosso departamento enfrenta no dia a dia de assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, observou o chefe do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min.

Em agradecimento ao deputado Paulo Freire, o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, lembrou o cuidado e a atenção de longa do parlamentar para com os serviços de saúde oferecidos na Unicamp. Em 2019, em conjunto com a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro, Freire destinou R$ 1,75 milhão à universidade visando à criação do Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo (PRATEA).

“Faço questão de sempre agradecer e destacar as inúmeras contribuições do deputado Paulo Freire, não apenas para a FCM, como também para as várias unidades assistenciais da Unicamp”, disse.

Assista aqui, a live realizada pelo Departamento de Neurologia da FCM, com o anúncio da novidade.