Área de Endocrinologia-Metabologia

Chefe 

Profa. Dra. Denise Engelbrecht Zantut Wittmann
Fone: (19) 3521-7408

Docentes

Profa. Dra. Denise Engelbrecht Zantut Wittmann
Profa. Dra. Elizabeth João Pavin
Profa. Dra. Lígia Vera Montalli da Assumpção
Prof. Dr. Marcos Antonio Tambascia

Linhas de Pesquisas

Marcadores de Resistência à Insulina e fatores de risco cardiovascular.

Investiga diversos marcadores clínicos e laboratoriais de Resistência à Insulina e sua relação com os fatores de risco cardiovasculares. Inclui neste tópico a padronização dos valores normais dos marcadores de resistência insulínica e dos valores encontrados em obesos classificados pelo IMC e nos níveis de tolerância à glicose. Entre os fatores de riscos cardiovasculares incluem-se, fibrinogênio, dGT, perfil lipídico, adponectina, resistina, leptina. São estudadas também as intervenções medicamentosa nestes parâmetros.

Fatores prognósticos em Carcinoma de Tireóide.

Estudo de paciente portador de câncer de tireóide no que diz respeito a apresentação clínica (Exames laboratoriais, imagem e citológico pré-operatório) achados cirúrgicos, exame anatomopatológico, imunocitoquímico e biologia molecular, tratamento e seguimento.

Distúrbios da diferenciação e determinação do sexo e doenças endócrinas na infância.

Estudo das diferentes etiologias dos distúrbios da diferenciação e determinação do sexo com abordagem multidisciplinar, incluindo, além da avaliação clínica, avaliação genética, laboratorial e molecular, com a indicação do tratamento clínico cirúrgico necessário e seu seguimento. Estudo das diferentes doenças endócrinas na infância, com avaliação clínica laboratorial bem como genéticas e moléculas sempre que possível/necessário, assim como seu tratamento e seguimento a longo prazo.