Residência Médica

Apresentação

Programas de Residência Médica

Departamento de Pediatria

Faculdade de Ciências Médicas – FCM

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

 

            Os programas de Residência Médica do Departamento de Pediatria/FCM/Unicamp têm por objetivo formar médicos especialistas com qualificação de excelência, em conformidade com as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica, Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Pediatria.

            A Residência Médica do Departamento de Pediatria/FCM/Unicamp é composta dos programas Pediatria Básica (acesso direto) e Especialidades/ Áreas de Atuação Pediátricas, com pré-requisito em Pediatria Básica.

            As atividades de nossos programas acontecem na Região Metropolitana de Campinas, composta por 20 municípios e mais de três milhões de habitantes.

Dados de interesse:

  • Locais onde se desenvolvem as atividades: Hospital de Clínicas Unicamp, Centro de Atenção Integrada a Saúde da Mulher (Caism), Hospital Estadual de Sumaré, Centro Infantil Boldrini e Unidades Básicas de Saúde do Município de Campinas. Atividades relacionadas ao ensino também são desenvolvidas em diferentes anfiteatros, Laboratório de Atividades para Simulações Realísticas, Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) e outras Unidades do Complexo HC-FCM Unicamp, como Gastrocentro e Área de Nefrologia Pediátrica.
  • Números: A cada ano ocorrem cerca de 3.000 partos, mais de 2.000 internações pediátricas, 20.000 atendimentos em urgência e emergência pediátrica, cerca de 23.000 consultas ambulatoriais de pediatria geral e especialidades/áreas de atuação e 1.600 consultas em Unidades Básicas de Saúde.  Além das intensas atividades desenvolvidas nos níveis de atenção primária e secundária, HC e Caism Unicamp, como hospitais terciários, recebem pacientes de alta complexidade, o que proporciona ao residente vivência de doenças graves e raras, pós- operatórios de grandes cirurgias e transplantes, resultando em formação ampla e diversificada.
  • Ensino, supervisão e Orientação aos Residentes: Participam destas atividades 94 médicos, sendo 34 docentes (professores titulares, professores livre docentes e professores doutores) e 58 assistentes (sendo 12 com título de doutor e os demais com título de mestre ou especialista).  Além disso, atuam na formação do residente médicos docentes e assistentes de outras especialidades onde ocorrem atividades conjuntas, como Neurologia Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Psiquiatria, Clínica Médica, Otorrinolaringologia, Radiologia, entre outras. O contato com Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Odontólogos, Assistentes Sociais e outros profissionais envolvidos no cuidado do paciente pediátrico proporciona valiosos aprendizados.
  • Recursos eletrônicos gratuitos disponibilizados aos residentes Unicamp e carga teórica:  A Unicamp disponibiliza gratuitamente aos seus residentes Acesso Remoto (VPN) ao sistema de bibliotecas da Unicamp/Plataforma Capes (PUBMED e demais bases de dados, como Cochrane), Plataforma

Clinicalkey, Google Drive ilimitado, Microsoft Office 365 Education, entre outros recursos. Os Residentes do Departamento de Pediatria, além das discussões a beira do leito, seminários e reuniões, tem também seu curso teórico e avaliações realizados através do Sistema Moodle Unicamp, de acordo com o que se faz já há algum tempo em universidades renomadas do Brasil e do Exterior. Tais atitudes visam desenvolver no residente pró-atividade e responsabilidade para sua formação continuada

  • Avaliações e resultados: Durante os anos de residência são realizadas avaliações periódicas e ao final do Programa de Residência em Pediatria Básica e dos Programas de Residência em Especialidades/áreas de atuação os residentes devem fazer apresentação oral e escrita de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); a cada ano vários destes trabalhos resultam em publicações em revistas indexadas ou estão relacionados a projetos de Mestrado Profissional ou Mestrado Acadêmico. Os egressos dos programas de Residência em Pediatria têm apresentado também excelente desempenho nos concursos de títulos de especialista, concursos públicos municipais e estaduais e concursos realizados por outras instituições de ensino, além de bem sucedida inserção no mercado de trabalho.

 

 Programa de Residência Médica em Pediatria Básica

            A partir de 2018, o Programa de Residência de Pediatria Básica/FCM/Unicamp acontecerá em três anos, com credenciamento pela CNRM, com as respectivas bolsas para as 16 vagas disponíveis.

Dados de interesse:

  • Nos dois anos iniciais deste Programa o residente passará por módulos de Neonatologia, Enfermaria, Unidade Básica de Saúde, Ambulatório Geral de Pediatria (incluindo Ambulatório de Violência à Criança e ao Adolescente e Ambulatório de Obesidade Infantil), Hospital Secundário (Hospital Estadual de Sumaré) e Emergências Pediátricas. As atividades práticas serão diurnas e em plantões (noturnos, finais de semana e feriados), obedecendo critérios de complexidade crescente; serão complementadas por atividades de Simulação Realística de casos na área de Emergência e atividades teóricas via sistema Moodle, discussões e seminários.
  • No terceiro ano do programa o residente participará de atividades de Terapia Intensiva Pediátrica e em diferentes Especialidades/Áreas de atuação pediátricas:  Alergia e Imunologia, Endocrinologia, Pneumologia, Infectologia, Reumatologia, Adolescentes, Gastroenterologia, Nefrologia, Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgia, Centro Infantil Boldrini e estágio avançado em Unidade Básica de Saúde.
  • Ao final dos três anos o residente deve realizar apresentação oral e escrita de seu Trabalho de Conclusão Curso (TCC).
  • Aqueles que desejarem tem a possibilidade de, no segundo ano de sua residência, candidatarem-se ao processo seletivo para o mestrado profissional do programa Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ciência Aplicada à Qualificação Médica, voltado aos médicos residentes da FCM/Unicamp.

 

 Programa de Residência Médica em Especialidades/ Áreas de atuação Pediátricas

 

            Todos estes programas estão credenciados pela CNRM com as respectivas bolsas; para todos é obrigatório o pré-requisito de formação em Pediatria Básica em instituição de ensino credenciada pelo MEC e CNRM. A duração dos programas obedece à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Programa

Duração

Vagas

Emergência Pediátrica

 1 ano

1

Adolescência

1 ano

1

Infectologia Pediátrica

1 ano

1

Cancerologia Pediátrica

2 anos

6

Alergia e Imunologia Pediátrica

2 anos

4

Cardiologia Pediátrica

 2 anos

2

Endocrinologia Pediátrica

2 anos

3

Gastroenterologia Pediátrica

2 anos

4

Hematologia Pediátrica

2 anos

6

Medicina Intensiva Pediátrica

2 anos

3

Nefrologia Pediátrica

2 anos

2

Neonatologia

2 anos

8

Neurologia Pediátrica

2 anos

3

Pneumologia Pediátrica

2 anos

3

Reumatologia Pediátrica

2 anos

2

 

 

  • Ao final do programa em questão o residente deverá realizar apresentação oral e escrita de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
  • Os residentes destes programas são incentivados a participar de estágio observacional voluntário de até três meses em instituições nacionais ou internacionais; para esta última situação a Unicamp conta com o apoio do    seu Escritório de Relações Internacionais, com unidade específica para a FCM Unicamp.

-  Com anuência dos chefes das diferentes especialidades/áreas de atuação, os residentes que desejarem podem candidatar-se ao processo seletivo para alunos especiais do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e Do Adolescente (Strictu-senso).

 

             Convidamos a todos os interessados em nossos Programas de Residência Médica a visitarem os seguintes links:

 

1) Universidade Estadual de Campinas/Unicamp

2) Faculdade de Ciências Médicas /FCM/Unicamp

3) Residência Médica/FCM/Unicamp

4) Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ciência Aplicada à Qualificação Médica/ Residência Médica/FCM/Unicamp

5) Pós-graduação Saúde da Criança e do Adolescente (PGSCA) /FCM/Unicamp

6) International Office – VRERI – Unicamp

 

            Para esclarecimentos de dúvidas os candidatos podem enviar e.mail ao Departamento de Pediatria: Depto de Pediatria-FCM/UNICAMP pediat@fcm.unicamp.br.

 

Atenciosamente

 

Adriana Gut Lopes Riccetto

Professora Doutora Alergia e Imunologia Pediátrica

Preceptora dos Residentes

Departamento de Pediatria – FCM – Unicamp

 

 

 

Ricardo Mendes Pedreira

Professor Doutor/Vice-Chefe do Departamento de Pediatria

Coordenador Coreme – FCM – Unicamp

 

 

 

Mariana Porto Zambon

Professora Doutora/ Chefe do Departamento de Pediatria

FCM Unicamp