Avaliação Médico-Ocupacional de Servidora Gestante

O que é?

É a consulta médico-ocupacional que deve ser solicitada por toda servidora gestante, preferencialmente no início da gestação, para avaliação da necessidade de adaptações ou restrições em suas atividades laborais decorrentes da exposição a eventuais riscos ocupacionais.

Procedimentos para a servidora
A servidora deve preencher o formulário Solicitação de Avaliação Médico-Ocupacional para Servidora Gestante e encaminhá-lo impresso à DGRH / DSO, para que seja providenciado o agendamento da avaliação médico-ocupacional.
Na data e horário agendados, a servidora deve comparecer à DGRH / DSO munida dos comprovantes ou carteira de vacinação, do cartão pré-natal e demais documentos médicos.

Procedimentos para a chefia
A chefia imediata e a servidora devem preencher, conjuntamente, o campo específico do formulário Solicitação de Avaliação Médico-Ocupacional para Servidora Gestante referente à descrição das atividades realizadas pela gestante em seu local de trabalho.
Durante a avaliação médico-ocupacional pode ser preciso que o médico da DGRH / DSO realize visita ao local de trabalho ou entre em contato com a chefia para esclarecimentos e orientações quanto às condutas que se fizerem necessárias.

A quem se destina?
Servidoras gestantes ativas da Unicamp, independente do regime de contrato de trabalho e da carreira em que estejam enquadradas.

Restrições
Este produto não se aplica a pesquisadoras colaboradoras, professoras colaboradoras, extraquadro e voluntárias.

Legislação
Deliberação CAD-A-002/2017
Dispõe sobre a Política de Saúde no Trabalho da Universidade Estadual de Campinas

 
Fonte: DGRH