Migração dos crachás

Objetivos

O objetivo deste documento é apresentar o processo de migração dos cartões contato para aproximação utilizando os equipamentos de controle de acesso.

Processo de migração

A Universidade está realizando um processo de atualização tecnológica das identidades funcionais e estudantis. Saindo do sistema de cartões de contato para cartões de aproximação. A partir deste ano apenas carteirinhas de aproximação estão sendo fornecidas e se iniciou um processo de migração das carteirinhas já existentes para esta tecnologia. As carteirinhas com o chip smartcard existem desde 2004 e durante este tempo, vários modelos de chip foram distribuídos, abaixo figura com todas as versões de chip já distribuídas em ordem cronológica dentre todos estes modelos, apenas os sinalizados em verde podem realizar a migração pois estes cartões tem as duas tecnologias implementadas contato e aproximação.





Para a migração destes modelos alguns equipamentos que realizam o controle de acesso nas diversas unidades da Universidade serão programados para reconhecer estes cartões e efetuar a migração.
Ao inserir o cartão no leitor este reconhece o seu modelo de cartão e inicia o processo de migração caso ele pertença ao modelo adequado e se o cartão estiver nas condições adequadas com o contato limpo e a antena interna integra sem estar rompida.


No visor da leitora aparecerá a mensagem "MIGRANDO O CARTÃO CONTATO -> MIFARE. NÃO RETIRE - 0/15" (a numeração 0/15 será progressiva indo de 0/15 a 15/15).
Após esta atualização, o cartão passará a funcionar exclusivamente por aproximação.
Um vídeo está disponibilizado no seguinte link acesse aqui
Os cartões exclusivamente de contato modelo e os cartões que já funcionam por aproximação não serão atualizados.
Os cartões exclusivamente de contato serão substituídos em 2021. Não será necessária qualquer ação do usuário neste sentido.



Solicitamos que a Comunidade FCM fique atenta ao próximo comunicado para a MIGRAÇÃO dos CRACHÁS.