GRADE CURRICULAR

 

Serão 14 horas semanais incluindo aulas teóricas e atividades práticas em um período de 24 meses 

DISCIPLINAS:

BASES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DA NEUROPSICOLOGIA E AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS EM TRANSTORNOS MENTAIS I & II:

Ministradas por Luiz Fernando Pegoraro, Maíra Brito, Paulo Dalgalarrondo, Benito Pereira Damasceno, Marcio Luiz Figueredo Balthazar.

Quinta-feira: das 8:30 às 10:30 horas

As duas disciplinas contemplarão:  Apresentar os principais conceitos sobre psicometria, construção e utilização de testes psicológicos. Compreender cognição e desenvolvimento da inteligência e suas dificuldades. Conhecer os principais modelos cognitivos e diferentes abordagens sobre inteligência. Compreensão quantitativa e qualitativa da inteligência. Compreender a estrutura e dinâmica da personalidade e funcionamento intrapsíquico e interpessoal. Conhecer o desenvolvimento da personalidade e suas dificuldades. Conhecer os principais modelos de personalidade e diferentes abordagens sobre personalidade. Compreensão quantitativa e qualitativa da personalidade e do funcionamento psíquico. Aspectos envolvidos na construção de instrumentos de medida. Conceitos de testes, escalas e inventários. Parâmetros básicos e dos instrumentos de avaliação (precisão, validade e padronização). Instrumentos publicados no Brasil e sua qualidade psicométrica. Aspectos históricos da neuropsicologia, Modelos teóricos de compreensão da consciência, atenção e orientação e dificuldades associadas. Desenvolvimento da aquisição de linguagem oral, da linguagem escrita e dificuldades e patologias relacionadas. Modelos teóricos de compreensão da memória e dificuldades associadas. Conhecimento das funções executivas e demais funções neuropsicológicas dos lobos frontais. Aspectos históricos da cognição social. Intencionalidade, postura intencional e cognição social. Reconhecimento e identificação de emoções. Habilidade de inferência de estados mentais ou processamento cognitivo “Teoria da Mente”. Memória de trabalho canônica e memória de trabalho social. Tarefas para mensuração de habilidades cognitivas sociais. Cognição social e psicopatologia. Modo default e cognição social. Inserir o pensamento científico na produção de conhecimento em ambiente educacional por meio da elaboração de projetos de pesquisa orientados pelo método científico. Orientar os alunos no desenvolvimento das etapas da elaboração do trabalho de conclusão de curso. Desenvolvimento de pesquisa teórica, do tipo levantamento bibliográfico. científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa.

 

PSICOPATOLOGIA GERAL I & II:

Ministradas por Paulo Dalgalarrondo, Eloísa R Valler Celeri e Amilton dos Santos Júnior.

Segunda-feira: das 17:30 às 19:30 horas

As duas disciplinas contemplarão: Introdução à psicopatologia geral, conceitos básicos de psicopatologia, entrevista, anamnese e funções psíquicas normais e alteradas, consciência, atenção, orientação, memória, sensação e percepção, pensamento, linguagem, inteligência, cognição social, funções executivas, afetividade, volição, psicomotricidade. Avaliação do comportamento não-verbal, corporalidade e psicopatologia, grandes síndromes psicopatológicas).

 

Disciplina

Horas semanais

Créditos por ano

Horas por ano

Bases Teóricas e Conceituais da Neuropsicologia e Avaliações Psicológicas em Transtornos Mentais I

2

4

60 horas

Bases Teóricas e Conceituais da Neuropsicologia e Avaliações Psicológicas em Transtornos Mentais II

2

4

60 horas

Psicopatologia Geral I

2

4

60 horas

Psicopatologia Geral II

2

4

60 horas

Práticas e Aplicação de Investigação Clínica em Neuropsicologia e em Avaliações Psicológicas em Transtornos Mentais I

10

20

300 horas

Práticas e Aplicação de Investigação Clínica em Neuropsicologia e em Avaliações Psicológicas em Transtornos Mentais II

10

20

300 horas

Monografia em Neuropsicologia e Avaliações Psicológicas

2

4

60 horas

Total no 1º ano:

14

28

420 horas

Total no 2º ano:

16

32

480 horas

Total do Curso (02 anos)

60

900 horas