Documentação

Passaporte 

Cada país tem a sua regra de entrada no território. Em geral, o passaporte deve estar válido para 06 meses além da sua data de volta ao Brasil. Ou seja, ele deve estar válido para o período da sua estadia no exterior + 06 meses. Se você ainda não emitiu seu passaporte veja, neste link, como solicitar a emissão na Polícia Federal – Para emitir Passaporte

Veja aqui as regras de entrada em alguns países. Estas informações são de responsabilidade dos órgãos oficiais de cada país:
Europa: http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/entry-exit/non-eu-nationals/index_en.htm
Reino Unido: https://www.gov.uk/uk-border-control
Estados Unidos: https://help.cbp.gov/app/answers/detail/a_id/572/~/entering-the-u.s.—documents-required-for-foreign-nationals-(international
Canada: http://travel.gc.ca/returning/travelling-to-canada
Austrália: https://www.immi.gov.au/managing-australias-borders/border-security/travel/document/index.htm#c
Nova Zelândia: http://www.customs.govt.nz

 

Visto de Estudante

Essa etapa é muito importante e exige tempo e paciência. Alguns consulados podem solicitar exames médicos como procedimento para a solicitação do visto. Então, guarde recursos financeiros para essas solicitações também, em alguns casos (i.e., Canadá e Austrália) o valor de uma consulta médica pode chegar a R$400,00. Acesse http://www.consulados.com.br/brasil/ para informações sobre os vistos de diversos países.
Cada país possui regras próprias para a emissão do visto, e a maioria exige esse tipo de autorização mesmo para quem vai estudar por poucos meses. Por isso, antes de embarcar, confira se seu país de destino faz essa exigência.

 

Exames de Proficiência

Algumas escolas, principalmente no caso de cursos superiores, exigem dos alunos um certificado de proficiência na língua do país de destino, como o Toefl e o Ielts. O exame é um teste oral e escrito, cuja pontuação mede o nível de conhecimento do estudante no idioma local. A prova pode ser feita aqui no Brasil, aplicada por escolas de idioma e institutos de cultura estrangeira.
 

Carteira de motorista

Carteira de motorista internacional, ou PID (Permissão Internacional para Dirigir), quem tem carteira de motorista no Brasil pode emitir a PID direto no site do Detran de sua cidade.

 

Procuração com reconhecimento em cartório

Esse documento pode ser muito importante para resolver qualquer problema (ex.:faculdade no Brasil, bancos, e outros) no Brasil enquanto estiver no exterior. Deixe com  alguém de muita confiança (pais/irmãos/responsáveis legais).

 

Carteirinhas de Desconto

Estudantes podem adquirir a carteira internacional de estudante, que dá direito a descontos em passagens aéreas e atrações turísticas e culturais em vários países. A aquisição pode ser feita na União Nacional dos Estudantes (www.une.org.br) e no Student Travel Bureau (www.stb.com.br) e custa 30 reais. Quem já parou de estudar e tem até 25 anos pode solicitar a carteira para jovens – a International Youth Travel Card (IYTC), também emitida pelo STB.

 

OBS.: Alguns documentos, como o visto e o passaporte, costumam demorar  para ficarem prontos. Por isso, não deixe para providenciar tudo na última hora.