Moradia

GASTE BASTANTE ENERGIA NESSA ETAPA, pois definir o local para morar no país de destino não é uma tarefa simples. Pesquisar a acomodação pela internet exigirá muita calma e paciência.

Comece entrando em contato com a Universidade que irá recebê-los para checar o tipo de acomodações disponíveis. As Universidades estrangeiras costumam ter o setor de intercâmbios muito bem estruturados, então eles deverão te enviar informações acerca das opções que eles lhe sugerem. Algumas opções comuns:

  • Moradia da universidade(on campus): Depende das condições que a Universidade oferece para o intercambista. O valor da sua bolsa  poderá ser menor do que a dos alunos que optarem por morar off-campus. É o mais recomendável, quando disponível. Leve em consideração também a sua segurança. Procure certificar-se que o local escolhido é seguro.
  •  
  • Albergue/Hotel: Opção mais cara. Indicamos pesquisas nas redes: HiHostels,  HostelWorld,BookingTripAdvisor.
  •  
  • Homestay: Casa de família, que em geral estão cadastradas nos sites das universidades escolhidas. Tente morar em uma homestay pelo menos pelos 3 primeiros meses. O processo de mudança para um novo país pode ser muito difícil para alguns, por mais que você esteja 150% certo de que quer se aventurar sozinho em outra cultura, sugerimos a homestay. Nesse tipo de moradia você interage, participa e aprende muito mais sobre a cultura do novo país. Além de que, estará em contato integral com a nova língua.
  •  
  • República: Pesquise no Airbnb e catálogo de casas disponíveis na universidade. O Airbnb é um site inovador que é bem interessante, porém fique atento pois qualquer um pode anunciar um quarto por lá. Converse muito com o anunciante, se certifique de tudo o que você precisará eles oferecem na casa ou te dão alguma opção. Caso escolha um quarto pelo Airbnb, reserve um hotel para os primeiros dias e visite a casa antes de fechar contrato.
  •  
  • Apartamento/Casa alugada: Opção mais burocrática, que dependerá das condições de locação do país/cidade de destino. Lembre-se que para locações em geral são exigidos fiadores. Os landlords(proprietários) podem não aceitar estudantes, essa opção pode ser útil caso você queira montar uma república.

 

Dicas importantes:

NUNCA faça depósitos em contas de anunciantes desconhecidos. Contate a Universidade e peça auxílio caso precise.

Não feche negócios antes de chegar no país. Vá com alguns dias de antecedência antes de começarem as aulas, fique uns 5 dias em albergue/hostel/hotel, e visite as casas/repúblicas com que fez contato para se certificar de que o local é adequado!

Morar in ou off campus, em homestay ou em apartamento, dividindo ou não o quarto cabe unicamente a você decidir. Não há certo ou errado, alguns preferem morar em 8 num só apartamento e pagar muitíssimo barato já outros preferem não dividir quarto e ter privacidade. Essa decisão é sua. Algumas Universidades, no entanto, só te dão opção de moradia in campus!

Faça também contatos com amigos que já estão ou que irão para o mesmo destino. Em grupos do programa no Facebook há diversas discussões entre estudantes que irão para o mesmo país/universidade que você!

 

Desconfie de qualquer oferta muito vantajosa!