Pesquisa da Otorrinolaringologia fica entre finalistas do Prêmio Saúde

Um estudo realizado por pesquisadores da disciplina de Otorrinolaringologia e Unidade Multidisciplinar Laser, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e de outras três instituições paulistas de São Paulo, Brotas e Bauru, recebeu menção de destaque especial, durante o Prêmio Saúde – 10 anos, realizado pela Editora Abril, no mês de novembro. A pesquisa “Protocolo de avaliação do frênulo da língua para bebês – Teste da linguinha” permitiu diagnosticar as alterações que comprometem a movimentação da língua. Na atualidade, o Brasil é referência na implantação de políticas públicas nessa área.

“O teste da linguinha virou lei a partir de 2012. O objetivo é diagnosticar e tratar precocemente as limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. A avaliação precoce é ideal para que as pessoas sejam diagnosticadas e tratadas com sucesso”, disse o otorrinolaringologista da FCM da Unicamp, Reinaldo Gusmão.

São autores do trabalho as fonoaudiólogas Giédre Berretin-Felix e Roberta Lopes de Castro Martinelli, respectivamente, docente e aluna de doutorado do Departamento de Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo; o otorrinolaringologista Reinaldo Jordão Gusmão, docente do Departamento de Otorrinolaringologia da FCM Unicamp; e a fonoaudióloga Irene Queiroz Marchesan, diretora do Instituto CEFAC Pós-Graduação em Saúde e Educação, de São Paulo.

Fique por dentro

(...) Popularmente conhecido por “língua presa”, o frênulo da língua é uma alteração comum, mas, muitas vezes, ignorada. Ela está presente desde o nascimento e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento embrionário, permanece na face inferior da língua, restringindo seus movimentos. Leia mais: Teste da Linguinha ganha prêmio e Campanha Nacional