Procedimentos para solicitação de defesa de tese/dissertação

REQUISITOS MÍNIMOS

A defesa da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado deverá ser solicitada após o pós-graduando

  1. ter cumprido o período mínimo de curso (consulte no Sistema SIGA)
  2. ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
  3. ter cumprido 23 créditos em disciplinas, inclusive a(s) disciplina(s) obrigatória(s);
  4. ter apresentado o diploma de curso superior com até 60 dias antes da data da defesa.

PRIMEIRO PASSO: INDICAÇÃO DA COMISSÃO EXAMINADORA (ATÉ 60 DIAS ANTES DA DEFESA)

O(A) orientador(a) deve encaminhar um e-mail à Coordenadora do Curso, Profª Drª Fabíola Taufic Mónica Iglesias, com cópia para a secretaria do Programa, sugerindo os integrantes da Comissão Examinadora, considerando que:

  • os co-autores de trabalhos publicados com o pós-graduando não poderão ser indicados;
  • o membro externo à Unicamp aquele que não possui vínculo com a Universidade nos últimos cinco anos, incluindo ex-doutorandos; 
  • Para defesa de Mestrado, deverão ser indicados 05 (cinco) doutores, sendo 02 (dois) membros externos à FCM e 03 (três) membros vinculados à FCM, incluindo o Orientador. 
  • Para defesa de Doutorado, deverão ser indicados 08 (oito) doutores, sendo 03 (três) membros externos à Unicamp e 05 (cinco) membros vinculados à Unicamp, incluindo o Orientador. 
  • Na impossibilidade de participação do orientador, este será substituído pelo co-orientador. Do contrário, o co-orientador não poderá participar da Banca Examinadora, mas seu nome estará registrado nos exemplares da dissertação/tese e na ata de defesa.

SEGUNDO PASSO: DEFINIÇÃO DA DATA E DO LOCAL DA DEFESA

A Comissão do Programa de Pós-Graduação discutirá a indicação da banca e divulgará os nomes aprovados ao orientador e ao aluno. Então:

  1. o pós-graduando deverá contatar todos os membros da Banca Examinadora por e-mail, incluindo os suplentes, sobre a disponibilidade de data e horário;
  2. caso os membros titulares não tenham disponibilidade na data pretendida, os suplentes deverão ser indicados como titulares; 
  3. o pós-graduando deverá agendar preferencialmente o Anfiteatro do Departamento de Farmacologia, com a secretária Cidinha (3521 9531 ou 3521 9532). Caso não haja disponibilidade para a data escolhida, ligar para Gustavo (3521 9141);
  4. VIDEOCONFERÊNCIA os membros externos à Unicamp deverão participar preferencialmente por videoconferência. Neste caso, o pós-graduando deverá agendar o Anfiteatro da CPG e, em seguida, solicitar o serviço de suporte para videoconferência junto ao Suporte Didático e Divulgação Técnico-Científica da FCM. Em caso de problemas, deve-se entrar em contato com a secretaria de Pós-Graduação.

TERCEIRO PASSO: SOLICITAÇÃO DA DEFESA NO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SIGA (ATÉ 45 DIAS ANTES DA DEFESA)

Nesta etapa, o aluno deve seguir os passos indicados no tutorial (link em PDF).

Será necessário que a secretaria do programa valide manualmente os dados informados na solicitação e, em seguida, que o(a) orientador(a) faça o mesmo.

Após a homologação pela Comissão de Pós-Graduação da FCM, o aluno receberá por e-mail as cartas convite para a banca.

QUARTO PASSO: ENVIANDO A DISSERTAÇÃO/TESE PARA A COMISSÃO EXAMINADORA (ATÉ 30 DIAS ANTES DA DEFESA)

O aluno deverá enviar o texto final da Tese ou Dissertação, juntamente com os convites emitido pela secretaria do curso, para cada integrante da comissão examinadora, em papel ou em arquivo digital, de acordo com a preferência de cada um.

QUINTO PASSO: O DIA DA DEFESA

Na véspera do dia da defesa, o aluno deverá retirar na Recepção da CPG/FCM uma pasta com os documentos contendo ata e certificados dos membros da comissão examinadora. Deve entregá-lo para o presidente da banca e devolvê-lo após a defesa.

Por restrições orçamentárias e logísticas, não fornecemos água e café para realização da defesa. Portanto, convém trazer água para os integrantes da comissão examinadora.