Exame de qualificação

Procedimentos para solicitação de exame de qualificação

Nos termos dos artigo 12, itens IX e X, do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Universidade Estadual de Campinas, informamos os procedimentos para a solicitação de exame de qualificação no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia.

Atenção:

O exame de qualificação do curso de mestrado deve ser solicitado em até 3 (três) meses antes do prazo de integralização do mestrado ou da previsão de defesa (o que vier primeiro).

O exame de qualificação do curso de doutorado deve ser solicitado em até 6 (seis) meses antes do prazo de integralização do doutorado ou da previsão de defesa (o que vier primeiro).

O discente reprovado no exame de qualificação poderá solicitar novo exame, sendo desligado do curso em caso de segunda reprovação (artigos 39 e 49 do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da Unicamp).

PASSO 1: INDICAÇÃO DOS NOMES PARA A COMISSÃO EXAMINADORA

 

O(a) orientador(a) envia à Coordenadora do Programa um e-mail solicitando a composição de banca para o exame de qualificação do(a) aluno(a), contendo o nome completo do(a) aluno(a), número do RA, título da qualificação, e sugestão de 6 (seis) integrantes para compor a banca de qualificação:

  • Os integrantes deverão ser professores ou pesquisadores com, no mínimo, com titulação mínima de doutorado;
  • Um dos integrantes deve, necessariamente, ser membro da Comissão do Programa de Pós-Graduação da Farmacologia;
  • Os integrantes deverão preferencialmente estarem vinculados à Unicamp;
  • Os integrantes não deverão ser co-autores de trabalhos publicados pelo discente.

A Coordenadora do Programa consultará a Comissão do Programa quanto à banca proposta. Os dois integrantes mais votados serão indicados como titulares, e os menos votados como suplentes. A Comissão pode indicar integrantes não sugeridos pelo(a) Orientador(a).

A Coordenadora informará a composição final da banca aprovada por e-mail ao orientador e ao discente.

PASSO 2: AUTORIZAÇÕES ÉTICAS

Enquanto o item Autorizações Éticas não for validado no SIGA/DAC pelo orientador e pela Comissão do Programa, não será possível solicitar a qualificação no Sistema.

PASSO 3: AGENDAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O discente deve entrar em contato com os membros da banca, incluindo os suplentes, e marcar dia, hora e local (de preferência no Anfiteatro do Departamento de Farmacologia, por meio do telefone 19 3521 9531, com Cidinha, ou pessoalmente, na secretaria do Departamento).

Apenas após ter a data marcada, o aluno deve fazer, com 30 dias de antecedência, a solicitação de exame de qualificação do sistema SIGA.

Em caso de dúvidas, consulte o tutorial da DAC.

PASSO 4: ELABORAÇÃO DO ROTEIRO PARA QUALIFICAÇÃO

O discente deve entregar o resumo (roteiro, conforme modelo anexo) da qualificação impresso e por e-mail ao Presidente da banca com 15 dias de antecedência e aos membros da banca em até 10 dias antes da data marcada.

O roteiro deverá conter, como anexo, uma cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEUA, CEP ou PatGen, ou dispensa do TCLE), para avaliação da comissão examinadora.