Procedimentos para Defesa

 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA DEFESAS DURANTE A PANDEMIA, clique aqui.

A solicitação deverá ser feita pelo aluno, com 50 dias de antecedência por meio do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.
 
É de responsabilidade do aluno e/ou orientador encaminhar o link público para defesa com antecedência mínima de pelo menos 3 dias para a necessária divulgação.
 

Procedimentos gerais para solicitação de defesa Clique Aqui!


Procedimentos específicos do curso:

A solicitação deverá ser feita, impreterivelmente, com antecedência de 50 dias antes da data marcada, após o aluno: 

  • Ter concluído todos os créditos em disciplinas
  • Ter sido aprovado no Exame de Qualificação
  • Ter comprovadamente submetido à publicação o artigo da Qualificação. (LILACS ou SCIELO para o Mestrado e MEDLINE para o Doutorado)
  • A partir de 02/01/2020, será necessária a apresentação do Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese , conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019. (Antecedência de 30 dias da defesa). Passo a passo para solicitação de verificação de plágio, clique aqui
  • Importante: A defesa somente será autorizada e consequentemente os convites oficiais encaminhados após a apresentação da verificação de plágio emitida pela Biblioteca.
 
Para alunos ingressantes a partir do 1º semestre de 2015:
Para cadastramento de docentes externos:

Outras orientações:

Os co-autores do trabalho científico e os coorientadores não poderão participar da Comissão Julgadora nem como titular nem como suplente (norma geral da Universidade). Também não poderão fazer parte da banca pessoas que possuam algum grau de parentesco com o aluno ou com o orientador.

O coorientador terá o seu nome registrado nos exemplares da Dissertação/Tese e na Ata de defesa e na impossibilidade de participação do orientador na banca examinadora, este será substituído pelo Coorientador.

A inclusão de coorientadores no Sistema SIGA só poderá ser feita após o seu credenciamento no Programa. Esta solicitação é de responsabilidade integral do orientador/aluno que deverá providenciá-la com antecedência mínima de 6 meses antes da data prevista para a defesa.

  • Banca Examinadora do Mestrado: Caberá ao orientador indicar à CPG/SCA os nomes de três membros titulares (o seu próprio como presidente, um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp) e dos dois suplentes (um externo e um da Unicamp).
  • Banca Examinadora do Doutorado: Caberá ao orientador indicar à CPG/SCA os nomes  de cinco membros titulares (o seu próprio como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros da Unicamp) e dos TRÊS suplentes (Sendo que pelo menos um dos suplentes deve ser externo à Unicamp).

Os docentes indicados devem ter produção científica compatível com a exigida para o credenciamento no programa (pelo menos 3 artigos com fator de impacto maior que 1, nos últimos 3 anos).

Importante: São considerados membros internos da Unicamp todos os docentes, funcionários ou alunos que têm vínculo direto com a Universidade bem como aqueles que encerraram o seu vínculo a menos de 5 anos.

O aluno deverá contatar os membros da Banca Examinadora sobre a disponibilidade de data e horário, entregar os convites para participação na Banca e providenciar todo o material audiovisual a ser utilizado durante a apresentação do trabalho (caso não tenha disponível na sala agendada).

O boneco ou pró-forma da tese deverá ser enviado pelo aluno a todos os membros da Comissão Examinadora (titulares e suplentes)  juntamente com o convite emitido pela secretaria do programa com antecedência de 30 dias.

  • Modelo para exemplar final (português), clique aqui
  • Modelo para exemplar final (português/inglês), clique aqui
  • Manual para elaboração, procedimentos e orientações para apresentação de teses e dissertações, clique aqui

Procedimentos pós-defesa:

Consulte as orientações pós-defesa, na página da pós-graduação.