Fique de Olho!

PROCESSO SELETIVO – 2º Semestre de 2020

publicado em 31 de março de 2020

Na mídia

Reportagens sobre a Farmacologia da Unicamp na mídia. Sugira a inclusão pelo e-mail ao lado >

2017, junho - Caracterização e tratamentos da disfunção prostática na meia-idade. Estudo avalia alterações fisiopatológicas na próstata em animais. Reportagem de Carmo Gallo Netto para o Jornal da Unicamp sobre a tese de doutorado de Fabiano Calmasini, orientado pelo Prof. Edson Antunes.

2017, março - Uso de grafeno abre possibilidades no tratamento de Alzheimer e Parkinson. Nanomaterial pode ajudar na recuperação de neurônios doentes. Testes em humanos devem ser feitos em 6 anos, prevê pesquisadora. Reportagem do Portal G1 sobre a tese de doutorado de Monique Mendonça, orientada pela profª Maria Alice da Cruz Höfling.

2017, março - Grafeno é usado em pesquisa sobre sistema nervoso centralDescoberta abre perspectiva para o tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson e tumores cerebrais. Reportagem de Manuel Alves Filho para o Jornal da Unicamp sobre a tese de doutorado de Monique Mendonça, orientada pela profª Maria Alice da Cruz Höfling.

2016, setembro - Medicamentos em detalhes. Pesquisadores do departamento criado por Oswaldo Vital Brazil estudam mecanismo de ação e estratégias de uso de remédios. Reportagem de Rodrigo de Oliveira Andrade para a revista Pesquisa Fapesp, edição especial sobre os 50 anos da Unicamp, sobre o Departamento de Farmacologia da FCM.

=====

2016, agosto - Tomar aspirina a cada três dias reduz risco de infarto, aponta pesquisa. Reportagem de Elaine Patricia Cruz para a Agência Brasil sobre o uso do ácido acetilsalicílico com resultados da pesquisa conduzida pelo prof. Gilberto De Nucci.

2016, agosto - Prevenção de derrame e infarto pode ser feita com doses menores de AAS. Efeito é o mesmo e irritação gástrica é menor, diz pesquisa da Unicamp. Ácido acetilsalicílico virou arma também contra doenças cardiovasculares. Reportagem no Jornal Nacional da TV Globo sobre o uso do ácido acetilsalicílico com resultados da pesquisa conduzida pelo prof. Gilberto De Nucci.

2016, agosto - Uma aspirina a cada 3 dias evita infartos e AVC, diz estudoA ingestão de uma dose de ácido acetilsalicílico a cada três dias pode ser eficiente na prevenção de infarto e AVC, para pacientes de risco. Reportagem de Karina Toledo para a revista Exame sobre o uso do ácido acetilsalicílico com resultados da pesquisa conduzida pelo prof. Gilberto De Nucci.

2016, agosto - Tomar aspirina a cada três dias evita enfarte e complicações gastrointestinaisTratamento diário, que pode ser recomendado por especialistas, apesar de gerar benefícios acaba causando também problemas gastrointestinais. Reportagem do portal iG sobre o uso do ácido acetilsalicílico com resultados da pesquisa conduzida pelo prof. Gilberto De Nucci.

=====

MALDANIS et al. Heart fossilization is possible and informs the evolution of cardiac outflow tract in vertebrates. eLife 2016;5:e14698. DOI: 10.7554/eLife.14698

2016, maio - Coração de pedra. Registro fóssil inédito revela um caminho inesperado da evolução do músculo cardíaco. Reportagem de André Julião para a revista Pesquisa Fapesp sobre pesquisa conduzida pela aluna Lara Maldanis e pelo prof. José Xavier Neto.

2016, maio - Getting to the heart of fossils. Scientists have discovered, for the first time, a fossilised heart in a 119 million-year-old fish from Brazil called Rhacolepis. This has been possible thanks to the powerful X-rays of the ESRF, the European Synchrotron Radiation Facility, Grenoble, France. This breakthrough can provide clues about cardiac evolution. Nota do ESRF sobre pesquisa conduzida pela aluna Lara Maldanis e pelo prof. José Xavier Neto.

2016, abril - Pesquisadores brasileiros acham o primeiro coração fossilizado. Reportagem de Reinaldo José Lopes para o jornal Folha de São Paulo sobre pesquisa conduzida pela aluna Lara Maldanis e pelo prof. José Xavier Neto.

2016, abril - No Ceará, grupo acha fóssil inédito de peixe com coração fossilizado em 3D. A descoberta foi anunciada nesta quarta-feira (20) na revista eLife. Peixe tem cerca de 113 a 119 milhões de anos de idade. Reportagem de Gioras Xerez no portal G1 sobre pesquisa conduzida pela aluna Lara Maldanis e pelo prof. José Xavier Neto.

2016, abril - Cientistas encontram primeiro coração fossilizado; e ele é brasileiro. Reportagem de Fernando Cymbaluk para o portal UOL sobre pesquisa conduzida pela aluna Lara Maldanis e pelo prof. José Xavier Neto.

2016, abril - Descoberta do 1º coração fossilizado demonstra potencial de acervo arqueológico do Ceará. A descoberta é uma prova de que é possível estudar a evolução do coração através da paleontologia e avançar nos estudos sobre produção de válvulas cardíacas. Estudo foi iniciado pelo médico José Xavier Neto, formado pela UFC. Reportagem de Amandca Araújo para o jornal O Povo sobre pesquisa conduzida pela aluna Lara Maldanis e pelo prof. José Xavier Neto.

=====

2015, dezembro - Moléculas inovadorasBiolab conclui o desenvolvimento de dois novos medicamentos e aposta neles para ampliar sua presença no mercado internacional. Reportagem de Yuri Vasconcelos para a revista Pesquisa Fapesp sobre o Zilt (molécula BL-123) e testes pré-clínicos e clínicos da droga conduzidos pelo prof. Gilberto De Nucci.

2015, julho - Fantástico investiga a onda do detox e testa eficácia de dez produtos. Cápsulas, comprimidos, pó para sucos, shakes e outros produtos que prometem limpar organismo foram avaliados por médicos diferentes. Participação do prof. Gilberto De Nucci em reportagem no programa Fantástico da TV Globo sobre alimentos detox.

2013, novembro - Para manter a pressão controladaFarmacêutica desenvolve método simples que identifica casos de falta de controle da PA. Reportagem de Carmo Gallo Netto no Jornal da Unicamp sobre a dissertação de mestrado da aluna Nathália Batista Corrêa, orientada pelo Prof. Heitor Moreno Jr.

2010, junho - Contestados por médicos, fabricantes de remédios similares defendem produto. Especialistas e Anvisa não entram em acordo sobre testes realizados nos medicamentos. Reportagem de Diego Junqueira para o portal R7. Menciona o prof. Gilberto De Nucci sobre os medicamentos genéricos.

2004, setembro - Gilberto De Nucci: O radical dos fármacosEntre remédios e polêmicas: criador do Viagra brasileiro critica a produção de medicamentos pelo governo. Entrevista de Marcos Pivetta e Ricardo Zorzetto com o prof. Gilberto De Nucci para a revista Pesquisa Fapesp.

2004, julho - Novo medicamento para disfunção erétil chega ao mercado em 2005. Reportagem do Jornal da Unicamp sobre o Lilafil, para tratamento de disfunção erétil, pesquisa do Prof. Gilberto De Nucci

2002, agosto - Veneno de aranha dá pistas sobre processo inflamatório. Reportagem de Isabel Gardenal para o Jornal da Unicamp sobre o trabalho Mecanismos farmacológicos envolvidos na inflamação neurogênica induzida pelo veneno da aranha P. nigriventer, do Prof. Edson Antunes

2001, maio - Patentes, universidade e setor produtivoInteração entre pesquisadores e indústria ainda é incipiente no Brasil. Texto do prof. Gilberto De Nucci publicado na revista Pesquisa Fapesp

1999, julho. Remédio brasileiro. Pesquisador da USP desenvolve um novo antiinflamatório. Reportagem na revista Pesquisa Fapesp sobre a criação de um novo antiinflamatório pelo prof. Gilberto De Nucci.