Eliana Amaral assume presidência de comitê na Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia

Enviado por Camila Delmondes em Tue, 19/10/2021 - 11:01

No início de setembro, a docente do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Eliana Martorano Amaral, foi nomeada a primeira presidente do recém-criado Comitê de Infecções durante a Gravidez, da Divisão de Saúde Materna e Perinatal da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO).

De 2022 a 2024, Eliana vai coordenar um grupo internacional que vai discutir e orientar condutas buscando prevenir as consequências das infecções nas mulheres e seus filhos.

Na ocasião da nomeação, a docente da FCM salientou o protagonismo da FCM na FIGO, com a inserção e participação ativa de vários de seus professores nos grupos de trabalho da Federação, incluindo a presidência da instituição, que se encerra em 2021, ocupada pelo egresso da 17ª Turma de Medicina da FCM, Carlos Fuchtner Sorucco.

“A experiência trazida à FIGO pelo Brasil, por intermédio dos pesquisadores do nosso departamento, contribuiu para mudar práticas e condutas até então definidas pela Federação. Um bom exemplo é a atuação do Prof. Anibal Faúndes na questão do aborto seguro. Somos referência mundial em Saúde da Mulher”, comentou.

Leia também
“Sucesso das experiências híbridas tem sido ignorado no retorno presencial”, afirma Eliana Amaral na Folha de São Paulo