Na Semana do Meio Ambiente, Roda de Conversa na FCM reflete sobre condições de trabalho

Enviado por Camila Delmondes em Tue, 15/06/2021 - 15:24

Na última quinta-feira (10), a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveu a Roda de Conversa On-line intitulada FCM Saudável: Condições de Trabalho e Ambiente. O evento fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada de 7 a 11 de junho, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. Criar um espaço de escuta para que a comunidade pudesse refletir sobre os conceitos de saúde e ambiente, visando à busca de alternativas mais saudáveis foi o principal objetivo do encontro.

De acordo com docente do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e coordenador da GCA, Herling Alonzo, a programação de comemoração da Semana do Meio Ambiente na faculdade foi construída a partir da participação expressiva de alunos, docentes e funcionários da FCM, convidados a responder a enquete provocativa da CGA “O que é uma FCM saudável para vocês?”.

“As contribuições, enviadas através de Formulário do Google, permitiram identificar, na faculdade, uma diversidade de eixos temáticos a serem trabalhados com a comunidade, envolvendo diferentes setores e áreas", contou o docente. Assim, além da Roda de Conversa, a CGA da FCM também disponibilizou em sua página, um Festival de Curtas sobre a temática ambiental. Acesse aqui.

Cidadania, qualidade de vida, condições de trabalho com impactos psicossociais e sobre a saúde mental, organização e processos de trabalho, infraestrutura, manutenção, limpeza, estratégias de sustentabilidade e recuperação da degradação ambiental, manejo de resíduos, educação permanente e extensão universitária foram alguns dos temas identificados.

Para o primeiro evento da série que deverá se repetir, a Roda de Conversa FCM Saudável teve como eixo de reflexão o tema Condições de Trabalho. No entanto, Herling Alonzo salientou que os eixos temáticos extrapolam as competências da CGA, evidenciando a necessidade de participação de mais áreas, setores, órgãos e membros da comunidade da FCM, inclusive, com a interação com a sociedade. "Mais que uma obrigação de todos, ter um ambiente de trabalho saudável é uma condição de sobrevivência no único planeta que temos”, disse.

Na avaliação da funcionária e membro da CGA, Fernanda Longo, a Roda de Conversa foi uma oportunidade ímpar para abordar tópicos importantes no dia a dia de trabalho, como respeito, relacionamentos interpessoais, direitos, deveres, entre outros. “Foi uma conversa bem rica, que navegou por diversos temas relacionados às condições de trabalho. Todos se sentiram muito à vontade para falar e serem ouvidos”, disse Fernanda, na expectativa de realização de outras rodas.