Avaliação Visual

O Laboratório atua desde 2005 e desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa relacionadas à avaliação de pessoas com deficiência visual (baixa visão/ cegueira). Esta avaliação visa o reconhecimento da funcionalidade do indivíduo e o uso de recursos de tecnologia assistiva, compreendendo: pesquisa de presença de visão, avaliação oftalmológica, avaliação das funções visuais (acuidade visual, sensibilidade aos contrastes, visão de cores, campo visual), orientação para o uso de recursos de tecnologia assistiva ( recursos ópticos, não ópticos, eletrônicos e de informática) em todas as faixas etárias, de acordo com as necessidades específicas dos sujeitos. Abarca o conjunto de projetos relativos à prevenção, identificação, avaliação, habilitação e reabilitação na deficiência visual e na surdocegueira. Em sua criação o laboratório recebeu financiamento da Christian BlindMission (CBM), Alemanha, mediante convênio para compra de equipamentos (8.000,00 Euros).
Sigla do Laboratório: 
LAV
Professores responsáveis: 
Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto; Rita de Cássia Ietto Montilha; Maria Inês Rubo de Souza Nobre; Zélia Zilda Lourenço de Carmago Bittencourt; Heloisa G. Ravanini Gardon Gagliardo; Cecília Guarnieri Batista; Adriana Lia Friszman de Laplane.
Linhas de pesquisa: 
Promoção da Saúde e Prevenção; Cultura, deficiência e modelos de intervenção
Palavras-chave: 
Deficiência visual, Baixa visão, Classificação CIF, Habilitação, Reabilitação, Visão Funcional,Surdocegueira.
Colaboração/convênio com entidades estrangeiras: 
Christian BlindMission (CBM), Alemanha.
Principais equipamentos utilizados para o desenvolvimento das pesquisas: 
Equipamentos para avaliação oftalmológica básica; 01 uma cadeira com coluna, 01 Computador desk-top; 01 Computador lap-top, 01 impressora, 01 scaner, 01 filmadora, 01 lupa electronica, 01 tablet. Para o treinamento, são disponibilizados também, óculos de altas dioptrias
Fundos de financiamento: 
FAPESP
Capes
CNPq
Outras agências ou convênios que financiam os projetos do laboratório: 
FAEPEX Unicamp
E-mail: 
gasparetto@fcm.unicamp.br
Telefone: 
19 3521-8818
Prédio: 
FCM01 - Faculdade de Ciências Médicas 
Endereço: 
Rua Tessália Vieira de Camargo
126
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-887
Campinas
SP