Bioenergética e Metabolismo Celular

O Laboratório de Bioenergética e Metabolismo Celular (LABIME) foi estabelecido em agosto de 2021, a partir da fusão dos Laboratórios de Bioenergética e de Neurodegeneração Experimental, coordenados pelos Professores Anibal Eugênio Vercesi e Roger Frigério Castilho, respectivamente. O LABIME tem como principais linhas de pesquisa o estudo da bioenergética mitocondrial, da homeostase intracelular de cálcio e do estresse oxidativo e sua relação com a morte celular e neurodegeneração. Pesquisas recentes têm focado: i) a bioenergética mitocondrial em células de glioblastoma humano em cultura; e ii) a NAD(P)+ transidrogenase mitocondrial como fonte de NADPH para sistemas antioxidantes e vias de biossíntese. Cerca de três centenas de artigos científicos já foram publicados a partir de pesquisas realizadas com participação dos coordenadores do LABIME, muitos destes artigos estiveram relacionados com os trabalhos de formação de mais de 60 alunos de Mestrado e Doutorado. O laboratório mantém colaboração com diversos pesquisadores da UNICAMP e de outras Universidades do Brasil e do exterior.
Sigla do Laboratório: 
LABIME
Professores responsáveis: 
Prof. Dr. Roger Frigério Castilho. Professor Colaborador: Prof. Dr. Aníbal Eugênio Vercesi
Linhas de pesquisa: 
Metabolismo energético, homeostase intracelular de cálcio e estresse oxidativo mitocondrial na morte celular. Doenças neurodegenerativas: Metabolismo, estresse oxidativo e morte celular. Bioenergética mitocondrial em células de glioblastoma humano. Deficiência da transidrogenase de nucleotídeos de nicotinamina mitocondrial.
Palavras-chave: 
Bioenergética, Cálcio, Estresse Oxidativo, Metabolismo Energético, Mitocôndria, Morte Celular, Neurodegeneração, Sistemas Antioxidantes.
Principais equipamentos utilizados para o desenvolvimento das pesquisas: 
Oxígrafos, Espectrofotômetro de fluorescência, Espectrofotômetro, Leitores de microplacas, Citômetro de fluxo, Termocicladores (PCR), Aparatos para western blotting, Microscópios óptico e de fluorescência; Estufa de CO2; Cabine de Segurança Biológica, Fluxo laminar, Micrótomo, Aparato de estereotaxia, Esteira para ratos, Centrífugas, Ultracentrífuga, Geladeiras, Freezers, Freezer -80, computadores, entre outros.
Fundos de financiamento: 
FAPESP
Capes
CNPq
Outras agências ou convênios que financiam os projetos do laboratório: 
FAEPEX -Unicamp
Biologistas: 
Ana Paula Dalla Costa
Técnicos: 
Edilene de Souza Siqueira Santos
Pesquisadores externos à Unicamp: 
Prof. Dr. José Roberto Meyer-Fernandes (UFRJ, Rio de Janeiro), Prof. Dr. Moacir Wajner (UFRGS, Porto Alegre), Profa. Dra. Nadja C. Souza-Pinto (USP, São Paulo), Prof. Dr.Tiago Rezende Figueira (USP, Ribeirão Preto)
Pesquisadores internacionais: 
Prof. Dr. Roberto Docampo, University of Georgia (Athens, GA - USA)
Equipamentos Multiusuários: 
Oxígrafo de Alta Resolução para medida da concentração de oxigênio em solução, com monitoramento de fluorescência. (Oroboros O2k Modular system for High-Resolution Respirometry)
E-mail: 
rogerc@unicamp.br /anibal@unicamp.br
Telefone: 
19 3521-7330/7370/7390
Prédio: 
FCM15 - NMCE - Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental
Endereço: 
Rua Cinco de Junho
350
Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental. Coordenadas do Google Maps: -22.824920, -47.059778
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-877
Campinas
SP