Biomateriais Em Ortopedia

O Laboratório de Biomateriais em Ortopedia (LABIMO) localiza-se no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental. Foi fundado em 1994 e, desde então, é coordenado pelo ortopedista Prof. Dr. William Dias Belangero. Tem como objetivos principais: testar novos biomateriais (metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos – incluindo materiais carbônicos e diamantíferos) e técnicas de medicina regenerativa (uso de Plasma Rico em Plaquetas) para reparo e tratamento de defeitos ósseos e osteoarticulares que ocorrem frequentemente na área de ortopedia e traumatologia; testar métodos terapêuticos de estimulação da regeneração óssea (ultrassom, ondas de choque, campo eletromagnético, exercício físico) para emprego em casos de não consolidação ou retardo da consolidação de fraturas; avaliar física e computacionalmente a biomecânica de dispositivos de osteossíntese. O LABIMO conta com infraestrutura para realização de ensaios de biocompatibilidade in vitro (testes de citotoxicidade direta e indireta em cultura de células) e in vivo (implantação de biomateriais em cobaias seguida de análises macroscópicas e microscópicas) e estudos biomecânicos (simulação computacional de implantes ortopédicos). Conta ainda com a colaboração de outros laboratórios da Unicamp para a realização de análises radiológicas, químicas, biomoleculares e ensaios biomecânicos. O LABIMO possui apoio financeiro com os mais variados órgãos de fomento além de parecerias com pesquisadores de outros institutos e faculdades da Unicamp e externos.
Sigla do Laboratório: 
LABIMO
Professores responsáveis: 
Prof. Dr. William Dias Belangero
Linhas de pesquisa: 
Regeneração osteoarticular; Testes “in vitro” e “in vivo” de biomateriais para aplicação em ortopedia; Medicina regenerativa – Plasma Rico em Plaquetas (PRP); Estudo biomecânico de sistemas de osteossíntese; Estudo biomolecular de métodos terapêuticos de regeneração óssea
Palavras-chave: 
Comportamento biológico, Biomateriais, Regeneração óssea, Biomecânica, Plasma Rico em Plaquetas, Osteossíntese
Principais equipamentos utilizados para o desenvolvimento das pesquisas: 
Afiador Automático de Navalhas ,agitador Magnético, Autoclave vertical Balança analítica eletrônica, Cabine de Segurança Biológica, câmera digital para microscópio óptico Capela de exaustão de gases, Centrífuga, Estação para aquisição, processamento e análise de imagens Estante ventilada para ratos, Estereomicroscópio, Estufa de Secagem e Esterilização Incubadora de CO2, Leitora de microplacas, Microscópio trinocular invertido Micrótomo rotativo universal, Mini serra de fita para ossos, Ponto Crítico Processador de tecidos, Sistema Purificador de Água.
Fundos de financiamento: 
FAPESP
Capes
CNPq
Técnicos: 
Nilza Alzira Batista - Técnica de Laboratório; José Ricardo Lenzi Mariolani - Engenheiro Civil
Pesquisadores colaboradores: 
Dra. Ângela Cristina Malheiros Luzo - Hemocentro; Prof. Dr. Rubens Caram Filho – Faculdade de Engenharia Mecânica; Prof. Dr. Rubens Maciel Filho - Faculdade de Engenharia Química; Profa. Dra. Cecília Amélia Camargo Zavaglia - Faculdade de Engenharia Mecânica; Profa. Dra. Maria Helena Andrade Sant’ana - Faculdade de Engenharia Química;
Pesquisadores externos à Unicamp: 
Dr. Alfredo Carlos Peterlevitz - Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC); Dr. Helder Jose Ceragioli - Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC); Dra. Ângela Cristina Malheiros Luzo - Hemocentro; Prof. Dr. Rubens Caram Filho – Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM); Prof. Dr. Rubens Maciel Filho - Faculdade de Engenharia Química (FEQ) ; Profa. Dra. Cecília Amélia Camargo Zavaglia - Faculdade de EngenhariaMecânica (FEM); Profa. Dra. Maria Helena Andrade Sant’ana - Faculdade de Engenharia Química (FEQ)
E-mail: 
labimo@fcm.unicamp.br
Telefone: 
19 35217498
Prédio: 
FCM15 - NMCE - Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental
Endereço: 
Rua Cinco de Junho,
350
Prédio IV Andar superior Sala 01
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-970
Campinas
SP