Investigação em Fungos

Fui contratada pelo departamentode Patologia Clinica-FCM-UNICAMP em 1994, para estabelecer o setor de Micologia dentro do Laboratório de Microbiologia da Divisão de Patologia Clínica-HC-UNICAMP. O espaço foi conquistado aos poucos, assim como um Biologista, que foi treinado por mim, para os procedimentos de rotina. Como não havia recursos disponíiveis no Hospital, foi preciso solicitar verba de pesquisa para obter o mínimo de equipamentos necessários para o trabalho diário (microscópio, estufa, cabine de seguranca biológica, computador, impressora e muitos insumos). Deste modo, o Laboratório de Rotina e o Laboratório de Investigação em Fungos (LIF-FCM), acabaram surgindo ao mesmo tempo e ocupando o mesmo espaco. Em 1999 a vinda de uma técnica de Laboratório, foi e tem sido fundamental para o desenvolvimento dos projetos e manutenção do acervo de micro-organismos do laboratório que conta hoje com mais de 15000 exemplares (entre leveduras e fungos filamentosos).Este acervo serve não somente aos alunos do Laboratório mas também a alunos de outros Docentes e Pesquisadores da Instituição. Apesar das condições muito distantes das ideais, já se formaram no LIF inúmeros alunos de Iniciação Científica, aprimorandos, 09 mestrandos (mais 1 em andamento) e 03 doutores (mais um em andamento). Ate os dias de hoje, o LIF continua no mesmo espaco. Se forem retirados os equipamentos de pesquisa não e possível realizar a rotina de diagnóstico micológico aos pacientes da área de saude, e como não há mais espaço disponível no local, não é possível solicitar outros equipamentos para a pesquisa uma vez que não haveria onde acomodá-los.
Sigla do Laboratório: 
LIF
Professores responsáveis: 
Angelica Zaninelli Schreiber
Linhas de pesquisa: 
Testes de suscetibildiade a antifungicos; Identificacao fenotipica e genotipica de patogenos fungicos endemicos e oportunistas; Avaliacao de novos ativos naturais e sinteticos frente aos patogenos fungicos; Estudo de genes de resistencia aos antifungicos
Palavras-chave: 
antifungicos; leveduras; fungos filamentosos; fungos oportunistas; novos agentes antif'ungicos; genes de Resistencia.
Colaboração/convênio com entidades estrangeiras: 
O ultimo convenio do qual o Laboratório participou foi com a Universidade de Chiba-Japao (02 P-29549-09) financiado pela JICA/JST, no qual apenas material de consumo foi destinado a este Laboratório.
Principais equipamentos utilizados para o desenvolvimento das pesquisas: 
microscopios, estufas, cabine de seguranca biologica (no LIF), autoclaves, termociclador, BioCell tracer, DNA sequencer (em outros Laboratorios).
Fundos de financiamento: 
FAPESP
Capes
Outras agências ou convênios que financiam os projetos do laboratório: 
FAEPEX; JICA/JST
Técnicos: 
Luzia Lyra Fernandes
Pesquisadores colaboradores: 
Maria Luiza Moretti-FCM UNICAMP; Plinio Trabasso-FCM UNICAMP
E-mail: 
lif@fcm.unicamp.br
Telefone: 
19 3521-7435
Prédio: 
HC - Hospital de Clínicas
Endereço: 
Rua Vital Brasil
251
2o andar (F2)
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-888
Campinas
SP