Oncopneumologia

Em 2001, o laboratório iniciou suas atividades com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para um projeto de pesquisa em biologia molecular e neoplasia de pulmão. O objetivo principal deste projeto foi estudar a frequência e as características mutacionas do gene supressor de tumor p53 e do oncogene K-Ras em carcinoma de pulmão não pequenas células (CPNPC). Além disso, foi avaliada a frequência de mutações nestes dois genes em biópsias de carina principal. Como resultado deste trabalho, foram padronizadas a técnica de extração de DNA a partir de pequenos fragmentos de mucosa brônquica e a metodologia para sequenciamento dos genes p53 (exons 4 a 10) e K-Ras (códons 12, 13 e 61). Posteriormente, também com financiamento FAPESP, foi conduzido uma pesquisa sobre os polimorfismos de GSTM1, GSTT1, GSTP1*B e CYPA1A*2A em pacientes com carcinoma de pulmão não pequenas células e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com o objetivo de correlacionar a influência destes polimorfismos na susceptibilidade às essas doenças. Neste mesmo projeto foram avaliadas a frequência do polimorfismo do códon 72 do exon 4 do gene p53 no CPNPC e a sua influência no desenvolvimento neoplasia pulmonar, isoladamente e em associação com os demais polimorfismos estudados neste projeto. Como resultado deste trabalho, foram padronizadas as técnicas para análise dos polimorfismos estudados. Em parceria com o Hemocentro, sob coordenação da Prof. Dra. Sara Terezinha Olalla Saad e financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi desenvolvido um estudo de imunoterapia autóloga com células dendríticas maduras em pacientes com CPNPC que apresentavam expressão de um dos seguintes antígenos tumorais: WT1, CEA, HER-2 e MAGE1. Como resultado deste trabalho, foram padronizadas as técnicas para imunoistoquímica para os antígenos estudados. O projeto de pesquisa mais recente, também financiado pela FAPESP, teve como objetivo estudar a correlação da resposta à quimioterapia e a sobrevida em pacientes com CPNPC com determinados biomarcadores. Os marcadores avaliados foram o ERCC1, BRCA1 e MDR1 por análise genotípica e expressão proteica; o EGFR e K-RAS por expressão proteica e sequenciamento genético. Como resultado deste trabalho, foram padronizadas as técnicas para imunoistoquímica, análise genotípica, sequenciamento e clonagem para os genes estudados.
Sigla do Laboratório: 
PNEUMO
Professores responsáveis: 
Lair Zambon
Linhas de pesquisa: 
Vacina com céls dendríticas para o câncer de pulmão; Terapia alvo com inibidores de tirosina quinase; Estudo de genes relacionados com a resistência à quimioterápica; Estudo de genes supressores tumorais e oncogenes.
Palavras-chave: 
Câncer de pulmão; glutationa S-transferase; polimorfismos; células dendríticas; vacina; inibidores de tirosina quinase.
Colaboração/convênio com entidades estrangeiras: 
Prof. Dr. Daniel Botelho Costa*. Division of Hematology/Oncology, Beth Israel Deaconess Medical Center, Harvard Medical School, Boston, MA, United States. *Sem vínculo de convênio.
Principais equipamentos utilizados para o desenvolvimento das pesquisas: 
Termociclador, Sequenciador, PhastSystem, sistema de eletroforese, centrífugas (de tubos e placas), microscópio, fotodocumentador, capela, fluxo laminar, shaker com temperatura controlada, estufa.
Fundos de financiamento: 
FAPESP
CNPq
Biologistas: 
Helen Naemi Honma
E-mail: 
oncopneumo@fcm.unicamp.br
Telefone: 
19 3521-8916
Prédio: 
FCM01 - Faculdade de Ciências Médicas 
Endereço: 
Rua Tessália Vieira de Camargo
126
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-887
Campinas
SP