Qualidade de Vida em Neurologia

É objetivo do laboratório atender as especificidades da Psicologia na área da saúde, capacitando pesquisadores e alunos na discussão, planejamento e atividades relativas à Qualidade de vida nas diferentes áreas neurológicas.Inaugurado em 1992, simbolicamente marcado pela publicação inedita no Brasil do questinário de vida em epilepsia.Outros instrumentos para avaliar aspectos da QV foram desenvolvido, ou validados para a população de pacientes que freqüentam o HC/Unicamp, levando-se em consideração os cuidados metodológicos exigidos e metas voltadas para a pesquisa teórica, mas objetivando intervenções práticas, relacionadas às mudanças nos cuidados de saúde e mudanças psicológicas nos pacientes.
Profa Elisabete Abib Pedroso de Souza
Qualidade de vida nas doenças neurológicas; Stress; Psicologia Clínica Aplicada às Doenças Neurológicas
construção e validação de instrumentos psicologicos, avaliação e intervenção psicológica,epilepsia, doença de parkinson
Instrumentos psicológicos internacionais e os desenvolvidos no próprio laboratório.
Pesquisadores colaboradores:
Erika Sproesser Cardoso ( neuro) ; Fernanda Doreto Barbosa (neuro) ; Nathália Ferreira Siqueira (neuro) ;Fabiana Cancian (neuro);Fernando Luiz Bustamante Bueno Oliveira (neuro)
Pesquisadores externos à Unicamp:
Mestre Karina da Silva Oliveira, Pontificia Universidade Campinas;Dra Karina Borges, Faculdade de Medicina Sào José do Rio Preto; Profa Maria Cristina 0.S. Miyazaki, Faculdade de Medicina Sào José do Rio Preto: Marilda E Novaes Lipp, Pontificia Universidade de Campinas;Carla Giovanna Belei Martins, Faculdade de Medicina Sào José do Rio Preto.
souzaeap@yahoo.com.br
FCM01 - Faculdade de Ciências Médicas