Sinalização Celular

Criado em 2003 sob a orientação do Prof. Dr. Licio Augusto Velloso, o Laboratório de Sinalização Celular é composto por estudantes e pesquisadores de diversos níveis – iniciação científica, mestrado, doutorado, e pós-doutorado – e de diversas formações que por meio de suas pesquisas investigam mecanismos moleculares de ação e integração entre hormônios e citocinas. O objetivo central desses estudos é caracterizar vias moleculares que desempenham papel central em doenças metabólicas e imunológicas como obesidade, diabetes mellitus e hipertensão arterial, o que deve repercutir no melhor conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento destas doenças e, potencialmente, revelar alvos para abordagens terapêuticas em patologias relacionadas à obesidade e diabetes. Suas pesquisas se inserem nas linhas de estudos de obesidade e diabetes; mecanismos de ação da insulina; desnutrição e desenvolvimento fisiológico; sinalização celular; sinalização da insulina; sinalização de citocinas; sinalização de nutrientes; controle hipotalâmico da ação hormonal periférica; controle hipotalâmico da fome e gasto energético; e função da ilhota de Langerhans.
Sigla do Laboratório: 
LabSinCel
Professores responsáveis: 
Lício Augusto Velloso
Linhas de pesquisa: 
CMPO - Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas. Inflamação hipotalâmica na obesidade - Avaliação do envolvimento da eminência média na instalação do processo inflamatória. A utilização de métodos de imagem para avaliar os distúrbios funcionais do hipotálamo e do tecido adiposo marrom/bege em humanos obesos.
Palavras-chave: 
Obesidade; Diabetes; Inflamação; Neurogênese; Resistência à Insulina.
Colaboração/convênio com entidades estrangeiras: 
GSK (Glaxo Smithkline) - Inglaterra n° 4643
Principais equipamentos utilizados para o desenvolvimento das pesquisas: 
PCR em tempo Real; Respirômetro; Citômetro; Elisa; Fotodocumentador; Microscópio; Criostato; Micrótomo; Estufa; Fluxo laminar; Mesa agitadora; Homogeneizador; Sonicador; Aparato para western blotting; Rodas de atividades; Estantes ventiladas; Micro-isolador; Biofreezer.
Fundos de financiamento: 
FAPESP
CNPq
Indústria Farmacêutica
Biologistas: 
Erika Anne de Freitas Robles Roman; Joseane Morari
Técnicos: 
Gerson Júlio Nery Ferraz
Pesquisadores internacionais: 
Prof. Franco Battista Ennio Folli, Universidade do Texas.
E-mail: 
labsincel@fcm.unicamp.br
Telefone: 
19 3521-7191
Prédio: 
FCM15 - NMCE - Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental
Endereço: 
Rua Tessália Vieira de Camargo
126
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-887
Campinas
SP