Confira as fotografias do evento inaugural e primeira aula da Liga Acadêmica de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

 

A Liga de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (LAPLAM), criada em 2016, tem como proposta a discussão, divulgação e valorização do cuidado com as plantas medicinais e fitoterápicos, além da promoção do diálogo entre os conhecimentos popular, místico, tradicional e científico de plantas medicinais.

 

Sugerimos uma visão ampliada da importância das plantas medicinais e fitoterápicos, que vai muito além de ser uma ferramenta terapêutica eficaz, segura e acessível, pois propicia uma maior conscientização ambiental, maior vínculo profissional e paciente, e também o resgate de saberes populares, tradicionais e místicos subjugados e tornados invisíveis pela ciência moderna.

Portanto, nos mobiliza de um lado, a grande aceitação e interesse da população brasileira pelas plantas medicinais e fitoterápicos, a crescente regulamentação de portarias e leis que estimulam o seu uso, e de outro, a carência de estudo das plantas medicinais no ensino superior da área da saúde e a presença marginal de plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desenvolveremos atividades nos campos de ensino, pesquisa e extensão, incluindo aulas expositivas e práticas, oficinas, cirandas de ervas, visitas à Farmácias Vivas e herbários, discussões, trocas de vivências e experiências com profissionais, cuidadores e pesquisadores. 

A Liga é aberta a todos, para todos os cursos da UNICAMP e para pessoas de fora da UNICAMP também, promovendo assim a integração entre diferentes cursos e institutos.

Seu evento Inaugural, no dia 04 de abril, e primeira aula, dia 18, contaram com a participação de excelentes profissionais e pesquisadores, palestrando e participando das atividades. Agradecemos a presença de todos! Acompanhe nossa programação!