Fórum Brasileiro Ciência Laicidade, Religião-Espiritualidade, Saberes Tradicionais e Novas Epistemologias

Conheça o Fórum Brasileiro Ciência Laicidade, Religião-Espiritualidade, Saberes Tradicionais e Novas Epistemologias, parceiro do LAPACIS:

 

QUEM SOMOS

O Fórum Brasileiro Ciência, Laicidade, Religião-Espiritualidade, Saberes Tradicionais e Novas Epistemologias é um coletivo inter e transdisciplinar que congrega diferentes instâncias produtoras de conhecimento e orientadoras de atuação profissional na interface das ciências da Saúde e Educação com a Religião-Espiritualidade e Saberes Tradicionais para construção de novas epistemologias, pautado pelo respeito à diversidade religiosa, porém a partir da exclusão metodológica do transcendente, bem como atinentes à laicidade do Estado. O Coletivo é composto por laboratórios de pesquisa de universidades, associações profissionais, e de classe, e  instituições tradicionais e movimentos sociais.

 

MISSÃO

A missão do fórum é a produção de orientações e mediações, a partir da articulação de conhecimentos no campo da Educação e Saúde, advindos do diálogo das diferentes racionalidades, para contribuir com a construção de conhecimentos, que sejam pautados por epistemologias  aderentes à realidade/ necessidade da sociedade brasileira e o respeito aos Direitos Humanos.

 

EIXOS NORTEADORES

  1. Desenvolvimento, promoção e divulgação de orientações para o desenvolvimento da laicidade do Estado e a preservação da diversidade religiosa em respeito aos Direitos Humanos;
  2. Desenvolvimento, promoção e divulgação de orientações para a construção de conhecimentos na interface Ciência, Religião - Espiritualidade  e Saberes Tradicionais na promoção da Saúde e Educação pautados pela “exclusão metodológica do transcendente”;
  3. Desenvolvimento, promoção e divulgação de novos construtos epistêmicos e metodológicos aderentes à realidade brasileira para promoção de Políticas Públicas em Saúde e Educação.

 

LINHA DE ATUAÇÃO

  • Realizar um encontro bienal (fórum) para avaliação da conjuntura nacional em relação aos eixos norteadores, produzindo documento(s) que expressem orientações e reflitam necessidades de pesquisa de modo a balizar diversos segmentos da sociedade (universidades, profissões, e associações de classe, entre outros) na condução ética e na construção de conhecimentos em relação à temática.
  • Manter uma Câmara Permanente de Orientação que possa contribuir para a mediação, avaliação e orientação de conduta em situações que envolvem a interface ciência/religião-espiritualidade/Saberes Tradicionais/Práticas emergentes em Saúde e Educação.

 

ORGANIZAÇÃO

Conselho Executivo formado por

  • Secretario(a) Geral – responsável por realizar as articulações dos diferentes segmentos sociais envolvidos, preside a reunião bienal do fórum e os encontros da Câmara;
  • Secretario(a) Tesoureiro – responsável pela gestão dos recursos;
  • Secretário(a) Comunicação – responsável pela administração do fórum, correspondência e comunicação.

 

CONSELHEIROS

  • Representes de entidades, acadêmicas, profissionais e tradicionais, responsáveis pela emissão de pareceres de orientação e mediação.

 

CONTATO

Luiz Berni

e-mail: levberni@hotmail.com