Medicina Ocidental Contemporânea - Liga de Medicina Integrativa

No dia 06 de setembro, no Anfiteatro 3 da Legolândia – FCM, foi realizada a palestra sobre Medicina Ocidental Contemporânea, ministrada pelo docente do Departamento de Saúde Coletiva Dr. Flávio César de Sá.

Foi apresentado um panorama, desde a Antiguidade, com os principais pesquisadores e profissionais que influenciaram a construção do pensamento clínico ocidental e do modelo de ensino médico atual.

Demonstrando que a Medicina Ocidental se construiu de raízes essencialmente humanísticas, o Dr. Flávio enfatizou a importância do tripé de conhecimentos: Clínica, Biologia e Humanidades na formação do profissional. Por conta, principalmente, dos avanços técnico-científicos, notou-se, com o passar do tempo, principalmente no século XX, uma maior sustentação nas ciências exatas e biológicas, além da prática clínica, deixando-se a formação humanística em último plano. Tal fato justifica muitas das atuais críticas sobre o exercício da medicina ocidental realizado por uma significativa parcela dos médicos em nossa sociedade, que não mais conseguem realizar um bom vínculo com o paciente.