Racionalidades Médicas – Liga de Medicina Integrativa

No dia 30 de agosto, ocorreu, às 18h30, na sala 5 da Legolândia – FCM,  a palestra sobre Racionalidades Médicas com a Dra. Pamela Siegel. Foi apresentado e discutido um olhar dirigido às outras racionalidades médicas existentes que compõem a construção do cuidado, explorando-se perspectivas que vão muito além do conceito de Medicina Ocidental Contemporânea, consagrado na vivência técnico-acadêmica atual.

Apresentou-se uma breve retrospectiva das práticas, autores e pesquisadores, o interesse da Organização Mundial em Saúde, na década de 70, em institucionalizar as práticas integrativas e complementares e uma panorâmica dos estudos acerca das representações sobre saúde e doença.  A discussão sobre a busca por uma gestão interdisciplinar e democrática em nosso sistema de saúde foi presente, contextualizando o modelo da Constituição Federal de 1988, trouxe a esfera das Ciências Sociais no campo da Saúde. Foram também apresentados os atuais desafios das racionalidades médica e das PICs e a necessidade de se construir e restabelecer os atuais parâmetros de normalidade.

A Liga de Medicina Integrativa da Unicamp agradece a participação da Dra. Pamela e dos ligantes nessa rica aula e convida a todos para suas atividades, todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h, na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.