Uso Tradicional e Popular de Plantas Medicinais

No dia 23 de maio tivemos, na Liga de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UNICAMP, uma palestra sobre o Uso Tradicional e Popular de Plantas Medicinais, ministrada por Rosivaldo Pereira dos Santos, descendente da tribo dos Caetés. Atualmente ele vive em Santa Bárbara D’Oeste e se dedica a projetos sociais com plantas medicinais e alimentação saudável.

Sentimos uma enorme alegria ao ver este descendente indígena ensinando uma turma de 80 pessoas na FCM/UNICAMP, sobre o conhecimento indígena, ainda excluído e desvalorizado no meio acadêmico. Na palestra Rosivaldo explorou nosso forte vínculo e sintonia com a natureza e seu consequente poder curativo de transformação. Além disso, ele desenvolveu a conexão da nossa individualidade com os seres, as crenças e as sabedorias. Por fim, mostrou como o equilíbrio entre emoções, saúde física, harmonia com o ambiente e fé, são peças-chaves para a vida humana. O resultado não poderia ser outro: Rosivaldo encantou o público, que o aplaudiu de pé.

Essa é uma das nossas ações para a ampliação do conhecimento da sabedoria indígena sobre as plantas medicinais, sobre a vida, sobre sua visão sagrada da saúde-doença, sobre a importância do cuidado da natureza, sobre o cuidado com as pessoas e sobre o contato com a espiritualidade. Conhecimentos importantes que a “civilização” apagou e esqueceu.