Uso Tradicional de Plantas Medicinais

Disciplina de Introdução à Medicina Integrativa (MD 878) e Liga de Plantas Medicinais e Fitoteráoicos da FCM/UNICAMP

Aula de 25/04/18: Uso Tradicional de Plantas Medicinais

 
Sob a perspectiva de Rosivaldo Pereira dos Santos, um dos descendente da tribo Caetés, pudemos apreciar a riqueza das propriedades terapêuticas de diversas plantas medicinais, tradicionalmente utilizadas em sua tribo. Dentre elas, podemos citar o açafrão com seu potencial auxílio na redução do colesterol, o alecrim muito utilizado com o intuito de combater bronquites e resfriados e também as folhas de laranjeira, cujas folhas produzem um chá que pode combater a insônia e a ansiedade. 
A aula consistiu em uma exposição teórico-prática destas plantas, as quais foram trazidas e distribuídas aos ouvintes. Houve ainda, ao final da exposição, uma discussão sobre plantas que poderiam auxiliar no equilíbrio do metabolismo, traduzido por Rosivaldo como um conjunto de reações que englobam o desgaste e o reparo do corpo humano. Dentre elas, destacam-se o espinafre e a couve para o equilíbrio dos ossos e também o morango e a laranja para o equilíbrio do coração. 
A discussão foi também aberta as participantes/ouvintes, que levantaram inúmeros questionamentos a respeito desta prática ainda tão pouco integrada em nossa cultura médica. Por exemplo, foi esclarecido que o uso das folhas é muito diverso, podendo ser feito por meio de chás e também pela preparação de óleos. 
Assim, a cada palestra, podemos levantar novos questionamentos a respeito das práticas integrativas e aprender com aqueles que são experientes em cada área de conhecimento. 
Agradecimentos especiais ao Sr. Rosivaldo, que permitiu que esta discussão fosse realizada de maneira tão rica e produtiva.
 
(texto de: Aya Fukuda)