Nota de repúdio

Nota de repúdio

Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS) e a Liga de Plantas Medicinais da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas vêm por esta nota manifestar seu total repúdio ao fechamento abrupto e não discutido da Botica da Família.

Consideramos que a Botica da Família, como parte do SUS Campinas, vem prestando um serviço exemplar à população com o fornecimento de medicamentos fitoterápicos. Além disso, a Botica da Família é um exemplo nacional de farmácia pública especializada em plantas medicinais. Com o fechamento da Botica da Família, a prefeitura Municipal de Campinas, por meio, da Secretária Municipal de Saúde negligenciou a saúde da população restringindo o seu acesso a produtos de qualidade, baixo custo, comprovadamente eficientes e de forte adesão por parte dos usuários do sistema de saúde.

É lamentável que as autoridades do município ponham fim a uma iniciativa tão valorosa e desperdicem não só a experdise dos técnicos ali alocados, como também, recurso financeiro do município, com o desuso dos equipamentos que custaram importante investimento de dinheiro público.

 

Membros do Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do LAPACIS Participantes da Liga de Plantas Medicinas e Fitoterápicos da Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP

Pesquisadores do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde/Departamento de Saúde Coletiva/Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP