Liga de Geriatria

A Liga

Atualmente o número de idosos vêm crescendo no Brasil e no mundo inteiro. No entanto, a sociedade não parece estar preparada para enfrentar essa realidade, sendo que grande parte do que ouvimos sobre o assunto diz respeito a fatores econômicos negativos. Será que já paramos para pensar como o idoso se sente perante aos comentários acerca de idosos na mídia? Como uma pessoa encara o envelhecimento? Como o idoso se enxerga dentro do contexto da atualidade? Quais são as vontades do idoso? Perguntas como essas nos fazem refletir o outro lado da moeda: o lado da pessoa idosa.

E além dessa falta de preparo da população para lidar com o aumento de idosos, tem se o fato de que nos nossos cursos de graduação, voltados para a área da saúde, não temos muito contato com a área de geriatria, então pouco aprendemos sobre esse campo da medicina. Nesse contexto, e com a vontade de mudar esse cenário, surgiu a Liga de Geriatria da Unicamp.

É uma liga recente, idealizada na metade de 2014 e que começou suas atividades no ano de 2015! Há algum tempo atrás, foi criada uma liga de geriatria em nossa universidade, porém, ela não teve continuidade devido à falta de interesse na área,
consequência da carência de incentivos à mesma. E dessa vez não queremos isso!
 

Em nossas aulas de 2015, abordamos assuntos sobre:

  1. Envelhecimento populacional, transição demográfica e epidemiológica;
  2. Doenças crônicas e envelhecimento populacional;
  3. Qualidade de vida do idoso;
  4. Promoção da saúde do idoso;
  5. Funcionalidade e síndromes geriátricas;
  6. Insuficiência cognitiva;
  7. Incapacidade funcional, imobilismo e quedas;
  8. Lar de Permanência de Idosos;
  9. Insuficiência sensorial e nutrição;
  10. Síndrome da Fragilidade do Idoso.

Para 2016, pensamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o envelhecimento, fazendo parcerias com outras Ligas e organizando simpósios. Por enquanto estamos na fase do Planejamento, e assim que estivermos com tudo pronto, atualizaremos nossas informações. Queremos que a liga de geriatria siga com embalo e notoriedade, assim como todas as outras ligas que temos aqui, e para isso, contamos com a ajuda de vocês. Esperamos que se interessem pelo assunto e venham fazer parte da nossa liga!