Liga de Medicina Integrativa

A Liga de Medicina Integrativa da FCM/Unicamp busca estudar e conhecer as práticas não-convencionais consagradas cientificamente, no intuito de incorporá-las ao tratamento convencional, visando cuidar do paciente de modo integral.

Esse intuito se justifica pelo fato de que nos últimos anos houve um crescimento na demanda por essas práticas por parte dos pacientes, o que nos instiga a estudá-las e conhecê-las para que possamos instruir e orientar os pacientes que queiram fazer uso delas.

O desconhecimento faz com que as subestimemos ou mesmo que as indiquemos erroneamente. O preconceito faz com que afastemos os pacientes de seu tratamento e de nós, podendo causar malefícios irreparáveis.

A Liga se destina aos alunos de todos os cursos da Unicamp. A justificativa a isso é que práticas não-convencionais abrangem as mais diversas áreas do conhecimento e podem ser praticadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, farmacêuticos, bem como profissionais de Dança, Música, Artes, entre tantas outras áreas voltadas para o cuidado do corpo, da mente e do espírito dos Homens. Além disso, todos, em seu papel de pacientes, têm o direito de conhecer as mais diversas práticas de que dispõem para o cuidado de sua saúde, tendo o dever de refletir criticamente sobre elas na busca do mais seguro e eficaz tratamento para si mesmo.

História

Em junho de 2009, o Dr. Paulo de Tarso Ricieri Lima sugeriu à aluna Fernanda Godoy Falcão, na época no primeiro ano de Medicina, que fosse criada uma liga universitária sobre o tema, para que pudessem ser discutidos esses assuntos que não encontram espaço na grade curricular atual das faculdades de Medicina. Em outubro do mesmo ano, a aluna fez um convite a um professor de sua faculdade, o sociólogo Nelson Filice de Barros: o de ser o professor responsável da futura liga. Com muito gosto ele aceitou, e assim se consolidaram o Professor Responsável e a Coordenadora da Liga, necessários para sua criação. Em abril de 2010, a LMI iniciou suas atividades.

Atividades

Ensino

Aulas semanais às quartas-feiras, das 12h30 às 13h45 no segundo semestre de 2016.

Extensão

Universidade de Portas Abertas

Workshop de Medicina

Pesquisa

Conhecimento em Medicina Integrativa: pretende-se realizar uma pesquisa que identifique o conhecimento dos ligantes sobre Medicina Integrativa e a contribuição da Liga para a consolidação deste conhecimento.

 

*Disciplina Eletiva: MD-878 – Introdução à Medicina Integrativa (terças-feiras das 18h30 às 20h30- Primeiro Semestre de 2016)

A disciplina apresenta a história e características das chamadas Racionalidades Médicas e práticas alternativas, complementares e integrativas, com destaque para o movimento da medicina alternativa nos anos da contracultura da década de 1960, passando pelo seu incremento no campo da saúde com as práticas complementares, até alcançar o debate atual sobre o desafio da construção do paradigma integrativo na área da saúde. Serão discutidas, por especialistas, as racionalidades médicas: Medicina Alopática, Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Antroposófica e Medicina Ayurvédica.

Trata-se de uma disciplina eletiva, ou seja, não faz parte do currículo oficial do curso de Medicina. Ressaltamos que a disciplina é aberta a todos os interessados, independente do curso que frequentem.

Site: https://sites.google.com/site/ligademedicinaintegrativa/