Liga de Saúde da Família e Comunidade

A Liga de Saúde da Família e Comunidade da UNICAMP surge nesse ano de 2016 com o intuito de ampliar o conhecimento nessa área da Saúde. Extremamente importante como base do SUS, essa área deve, portanto, ser divulgada e estimulada entre os diversos campos de conhecimento e atuação da saúde.

Nesse início, a Liga pretende promover conhecimentos tanto teóricos quanto aplicados aos ligantes, incluindo atividades com pacientes no âmbito da Saúde da Família.

 

ENSINO

  1. Aulas teóricas quinzenais ou mensais (dependendo do mês)
  2. Aulas práticas de acompanhamento na UBS ou acompanhamento de prática de clínica ampliada com pacientes do HC

PESQUISA

Aplicação de questionário sobre os conhecimentos dos estudantes em relação à atenção básica de saúde e posterior compilação dos dados obtidos para concluir se há ou não um conhecimento prévio sobre a área de Saúde da Família.

EXTENSÃO

Além de possível participação nos Workshops do CAAL e no UPA , a Liga pretende fazer uma ação de divulgação sobre a importância de se passar no atendimento primário da saúde antes da procura por especialista e também divulgar ao usuários do SUS a real função das UBS.

A aula inaugural ocorrerá no dia 31 de março, quinta-feira, às 18h, no Anfiteatro 1 da Legolândia, na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Em breve, maiores informações sobre os participantes e a programação!