Novo sistema de anestesia é
entregue ao Centro Cirúrgico do HC

21/12/2015 - 14:28

/
Autoridades durante a cerimônia

Autoridades durante a cerimônia

Explicação sobre o novo sistema

Explicação sobre o novo sistema

Visita à futura UTI

Visita à futura UTI

Uma cerimônia marcou a entrega de sistemas de anestesia de última geração ao Centro Cirúrgico do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp na manhã desta segunda-feira, (21). O HC é o primeiro hospital público a utilizar o sistema no Brasil. A partir de janeiro começam os treinamentos das equipes que vão utilizar os equipamentos para as cirurgias eletivas.  “Nossa intenção é padronizar todas as salas de centro cirúrgico do hospital”, salientou João Batista de Miranda, superintendente do HC. Além dos seis sistemas já entregues, está prevista a chegada de mais oito equipamentos.

De acordo com Miranda, a atualização do parque tecnológico do HC estava prevista no planejamento estratégico. Foram investidos R$ 1,2 milhão em recursos do Ministério da Saúde e da Reitoria. O reitor José Tadeu Jorge, disse durante a solenidade que, embora 2015 tenha sido um ano de muitas restrições orçamentárias, a administração não poderia deixar de aportar verbas para algo tão importante e crucial quanto a compra desses equipamentos.  “Certamente o investimento na infraestrutura do hospital é importante para o ensino, para sedimentar nossas pesquisas e para a assistência de qualidade que é a marca da Unicamp”, ressaltou.

O coordenador geral da Unicamp Alvaro Crósta também destacou que o grande beneficiário com a aquisição desses sistemas de anestesia é o Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente que faz uso dele. Já o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Ivan Toro afirmou que, como cirurgião, estava muito contente pelo fato do HC poder contar com equipamentos mais completos e seguros. Os equipamentos foram envolvidos em uma fita azul e o desenlace foi feito também pelo chefe do departamento de Anestesiologia da FCM, Adilson Cardoso. Depois disso, houve uma visita a áreas do Centro Cirúrgico que receberam novos equipamentos de ponta e também à UTI pós-cirúrgica, que ainda não foi inaugurada.

Para saber mais sobre o funcionamento dos sistemas de anestesia veja matéria.