Unicamp premia
docentes e alunos

11/12/2015 - 14:25

Comunidade reunida para entrega dos prêmiosO reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, presidiu na manhã desta sexta-feira (11), no Centro de Convenções da Unicamp, a assembleia universitária extraordinária de entrega dos Prêmios Institucionais 2015 a professores e alunos da Universidade que se destacaram pelas contribuições na pesquisa, ensino, inovação e iniciação científica. Foram quatro as distinções distribuídas durante a sessão solene, que reuniu os premiados e membros da comunidade universitária: Prêmio de reconhecimento acadêmico “Zeferino Vaz”; Prêmio de reconhecimento docente pela dedicação ao ensino de graduação; Mérito científico do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp; e Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação.  Vídeo

Reitor: trabalhos para que a sociedade se beneficie“Os prêmios são o reconhecimento por parte da Universidade pelos relevantes trabalhos realizados por professores e estudantes em diversos segmentos, na dedicação ao ensino, que é o papel preponderante da Universidade; na produção do conhecimento novo através das atividades de pesquisa e da inovação; e principalmente no conjunto da atuação de cada indivíduo na Universidade para que a sociedade se beneficie”, explicou Tadeu Jorge. 

Além do reitor, participaram da entrega dos prêmios, o coordenador geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta; a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore; o pró-reitor de Graduação, Luis Alberto Magna;  o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova, Milton Mori; e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, que anunciou a criação do prêmio institucional na área de extensão já para 2016.  

O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, afirmou que a assembleia de entrega dos prêmios institucionais é uma cerimônia muito marcante na historia da Universidade. “É o momento em que a Unicamp reconhece o mérito daqueles que se destacam em suas diversas atividades acadêmicas. Gostaria de parabenizar todos os premiados, mas ressaltar também que o conjunto dos docentes que compõem esta Universidade é digno de homenagem pelos resultados significativos que temos recebido em nossos indicadores.” 
O coordenador geral, Alvaro CróstaO Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” contemplou vinte e três professores que se destacam nas funções de docência e pesquisa (veja a lista de premiados). Cada laureado com o Prêmio recebeu um diploma e um cheque no valor equivalente a três salários-base de professor MS-6. O Reconhecimento Acadêmico é conferido anualmente a professores ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. Cada unidade de ensino e pesquisa da Unicamp indica um nome por ano, dentre aqueles que apresentaram relatório de atividades. Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Universidade.

A professora Rosana Baeninger, que atua no Nepo: uma das premiadas com o 'Zeferino Vaz'Uma das premiadas de 2015, a professora Rosana Aparecida Baeninger, do Núcleo de Estudos da População (NEPO), desenvolve pesquisas de relevância nacional nas áreas de migração, urbanização e dinâmica da população. “Para mim é uma honra poder fazer parte da história da Unicamp recebendo este prêmio. Trata-se de um reconhecimento do esforço que nós tivemos em abrir áreas temáticas, de entender os processos migratórios e, consequentemente, contribuir para a melhoria das condições de vida da população. Este reconhecimento mostra a importância que a Unicamp dá ao docente no que se refere ao comprometimento institucional da Universidade. É somente assim que é possível fazer pesquisa de qualidade”, salientou. 

O professor Sérgio Leite (premiado), com o pró-reitor de Graduação, Luis Alberto MagnaEm sua quarta edição, o prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação destina-se à valorização das atividades dos professores na graduação. Neste ano, 24 docentes da Universidade foram agraciados (veja a relação). Os critérios para a premiação incluem a atividade didática, orientação de iniciação científica, desempenho na avaliação feita pelo corpo discente, responsabilidade por disciplinas e pela implantação de novas disciplinas, entre outros. Os contemplados recebem um diploma e o valor em dinheiro equivalente a um salário-base do nível MS-3, título integral. 

O professor da Faculdade de Educação (FE), Sérgio Antônio da Silva Leite, um dos contemplados desta edição, manifestou satisfação com o prêmio. “Estou muito feliz com este reconhecimento. Acho que ele vem somar a intenção de valorizar cada vez o ensino de graduação nesta Universidade”, disse.
A professora Gláucia Pastore com estudante premiada no Congresso de Iniciação Científica

O prêmio de mérito científico do XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp premiou os 20 melhores projetos (veja a relação) apresentados durante o congresso entre os dias 17 e 19 de novembro de 2015. No total, foram apresentados 1.353 trabalhos, conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), responsável por sua organização. Já o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação distinguiu pelo oitavo ano consecutivo o potencial inovador de pesquisas desenvolvidas no âmbito da iniciação científica. Foram três os projetos premiados. (veja a relação). 
Pesquisadores premiados com o diretor da Inova, Milton Mori