Caism inicia festejos
pelos seus 30 anos

15/03/2016 - 12:03

O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism-Unicamp) completará 30 anos de atividades no próximo dia 21 de março. No dia 30, o Caism abre uma série de ações comemorativas pela data, com o corte de um bolo de aniversário. “Até o final do ano, vamos promover diversos eventos de caráter festivo, cultural e científico”, adianta o superintendente do hospital, Luís Otávio Sarian.

De acordo com ele, o Caism chega aos 30 anos com a mesma disposição de uma mulher desta idade, que demonstra vontade de se desenvolver e de ampliar seus horizontes. “Nosso objetivo é dar continuidade à tradição de pioneirismo e inovação do hospital. Para isso, precisamos crescer fisicamente e aprimorar nossos indicadores de qualidade”, considera Sarian.

Ele lembra que a unidade teve origem humilde, dado que nasceu em um momento adverso da história do país. “Nos últimos 30 anos, nós melhoramos muito nossas instalações e parque instrumental. Entretanto, o espaço se tornou pequeno para as nossas necessidades. O principal desafio do Caism é dobrar a sua área com a construção de mais um prédio, que abrigará os setores hospitalares, como UTI, internação e bloco operatório. Assim, no prédio atual ficarão somente as áreas ambulatoriais”, adianta o superintendente.

Segundo Sarian, já existe um terreno reservado para o novo prédio, que está localizado nas imediações da sede atual do hospital. “Estamos fazendo um movimento junto aos parlamentares, com o objetivo de levantarmos recursos para as obras. Vale destacar que em 2015 o Caism bateu o recorde de arrecadação extraorçamentária. Obtivemos R$ 10 milhões de recursos referentes a indicações de deputados, que foram empregados na renovação de nossos equipamentos”, informa.

Sarian destaca que o Caism não ambiciona avançar somente no segmento de assistência à população. O mesmo objetivo se aplica às atividades de ensino e pesquisa. “Essas também são demandas do país. Precisamos cada vez mais de profissionais bem formados e de conhecimento novo”, pontua. Decorridos 30 anos da sua fundação, o hospital consolidou-se como referência para a saúde da mulher em uma região onde vivem cerca de 5 milhões de pessoas.

Até 2015, a unidade realizou aproximadamente 300 mil quimioterapias, 100 mil cirurgias e 250 mil internações. Atualmente, o hospital faz 230 partos por mês. Ao todo, já foram realizados perto de 80 mil partos desde a sua fundação. “São números impressionantes que relevam a importância do Caism na estrutura hospitalar da região e do país”, pontua Sarian.

De acordo com ele, outra atividade que marcará os 30 anos do hospital é uma festa comemorativa que está marcada para o dia 19 de agosto. Na oportunidade, o Caism reunirá pessoas que ajudaram a construir a sua história, bem como apoiadores. “Será um momento especial no qual rememoraremos uma trajetória de sucesso”, finaliza o superintendente da unidade.